Página inicial > Últimas Notícias > IFS vai capacitar jovens em todo o estado para o mundo do trabalho
PROGRAMA 1º EMPREGO

IFS vai capacitar jovens em todo o estado para o mundo do trabalho

Criado: Quarta, 09 de Agosto de 2023, 08h45 | Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2023, 08h45 | Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2023, 09h00

Objetivo é criar milhares de oportunidades para os jovens sergipanos

DSC 0569 2O Instituto Federal de Sergipe (IFS) vai capacitar jovens sergipanos no âmbito do programa ‘Primeiro Emprego’, do governo do Estado, para atuarem nas empresas cadastradas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). De acordo com Jorge Teles, secretário da Seteem, o programa tem como grande foco gerar oportunidade de experiência para quem não conseguiu ainda ingressar formalmente no mercado de trabalho.

“Nós estamos conversando com as empresas, entendendo quais áreas podem estar empregando esses jovens. O IFS vai atuar como unidade qualificadora; vai receber os jovens e qualificá-los para que possam desempenhar e concluir a qualificação na prática, exercendo atividades dentro da empresa. Sabemos que a prática agrega muito valor profissional”, disse o secretário.

DSC 0564 2Por isso, reuniram-se nesta terça-feira, 8, no Palácio Olímpio Campos, o governador Fábio Mitidieri, o secretário Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Jorge Teles, o secretário Executivo, Rafael Melo, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, e o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Sergipe (PROPEX/IFS), Osman Santos, a fim de discutirem os ajustes finais e alinhamentos necessários para o lançamento do programa 'Primeiro Emprego'. Ainda não foram divulgados o número de vagas nem os cursos que serão ofertados. Mas o governador Fábio Mitidieri adiantou que será apresentado no dia 21 de agosto.

DSC 0572 2“O Programa Primeiro Emprego é um programa muito aguardado por nós e que agora vai se tornar realidade. Dia 21 de agosto a gente vai apresentar toda a formatação para que a gente possa gerar mais esperança e dar oportunidade para nossa juventude e para as pessoas que estão esperando um lugar no trabalho; um projeto que vai gerar emprego e qualificar nossa mão de obra para que tenham oportunidade de trabalho”, festejou o governador.

A parceria com o governo estadual objetiva a qualificação profissional como estratégia para a geração de emprego e renda no estado e o Instituto Federal de Sergipe está pronto para poder contribuir. “Demos um passo para que o IFS seja uma instituição formadora desse jovem no primeiro emprego. O IFS está presente em dez municípios, e já estamos alinhados com os arranjos produtivos locais”, ressaltou José Osman dos Santos, pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação.

registrado em: