Página inicial > Últimas Notícias > Núcleos de Direitos Humanos do IFS realizam live em alusão ao Agosto Lilás
CONSCIENTIZAÇÃO

Núcleos de Direitos Humanos do IFS realizam live em alusão ao Agosto Lilás

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Quinta, 24 de Agosto de 2023, 08h58 | Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2023, 08h58 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 10h35

Evento on-line contará com a participação dos coordenadores dos quatro núcleos da instituição

live nuucleosO Agosto Lilás trata-se de uma campanha criada com o intuito de chamar a atenção para a Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, visa, portanto, alertar a sociedade como um todo para a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher. Neste sentido, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), através dos seus Núcleos de Direitos Humanos (vinculados à Diretoria de Desenvolvimento Institucional – DDI/Prodin), realiza durante todo este mês uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

A culminância da ação acontece em 31 de agosto, às 19h, com a realização de uma livre, no canal oficial do IFS no YouTube, cujo tema será: “As múltiplas faces da violência contra a mulher”. O evento é aberto para toda a comunidade, não necessitando de inscrição prévia.

A palestrante será a advogada Valdilene Oliveira Martins, idealizadora e presidente do Instituto RESSURGIR Sergipe - uma instituição sem fins lucrativos que atua na prevenção, combate e enfrentamento à violência contra a mulher. A live contará ainda com a mediação da professora do Campus São Cristóvão e integrante do Núcleo de Igualdade de Gênero e Diversidade Sexual (NIGEDS), Manuela Rodrigues.

Segundo Valéria Oliveira, professora e coordenadora do NIGEDS, a campanha nacional é fruto de uma Lei sancionada em 2022 (Lei nº 14.448), que tem, entre seus diversos objetivos, estimular as instituições no desenvolvimento de campanhas de combate à violência contra a mulher.

“Nós enquanto representantes dos núcleos de direitos humanos nos unimos, já que é uma temática comum aos setores, para realizar esta campanha durante todo o mês de agosto, através da inserção de cards informativos nas redes sociais do IFS e também com a realização desta live no próximo dia 31”, explica a docente.

Valéria ressalta que uma dessas pautas em comum envolve a situação de vulnerabilidade pelas quais passam mulheres negras e mulheres com deficiência. “Além disso, é necessário nos atentarmos para algumas questões mais específicas, a exemplo da violência psicológica que é crime, mas muitas vezes é subestimada”, destaca.

Participarão também do evento on-line, a fim de evidenciar essas especificidades relacionadas à violência contra a mulher, os coordenadores do Núcleo de Combate à Violência e Assédio (NEVIS), Sérgio Lima; do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), Alexandre Oliveira; e do Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva (NAEDI), Christianne Gomes; além do diretor Desenvolvimento Institucional, Jaime Medeiros.

registrado em: