Página inicial > Últimas Notícias > Abertas inscrições para o maior Festival Estudantil de Música Autoral do estado de Sergipe
IFSTAR

Criado: Segunda, 11 de Setembro de 2023, 13h09 | Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2023, 18h14 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 11h59

Podem participar quaisquer estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino pública e privada

IFStar 2023Estão abertas, até o dia 6 de outubro, as inscrições para a 4ª edição do IFSTAR – Festival Estudantil de Músicas Autorais. Podem participar quaisquer estudantes devidamente matriculados das redes pública e privada do estado de Sergipe. Vale ressaltar que os menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis legais.

De acordo com o regulamento, fica vedada a participação, como autor, de servidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Podem se inscrever artistas/cantores/compositores, individuais ou bandas com no máximo seis componentes. Para efetivar a inscrição, os interessados devem acessar o link: https://www.ifs.edu.br/diretoria-de-extensao-e-articulacao-com-a-sociedade-direx/cultura-e-arte/ifstar.html e preencher o formulário; lá o candidato também terá acesso ao regulamento completo do evento.

Na inscrição, o candidato deve gravar a música de forma crua e espontânea, sem recursos de edição de vídeo ou áudio, correções de afinação ou ritmo. Para quem vai se inscrever na modalidade individual, o candidato deve utilizar, para o arquivo de gravação da canção em vídeo, apenas os recursos: voz do intérprete + um instrumento harmônico (Violão · Guitarra · Ukulele · Cavaquinho · Piano · Teclado · Sanfona) para acompanhamento, que pode ser executado pelo próprio artista que estiver cantando, ou por um instrumentista acompanhante. É também possível que o artista inscrito possa executar o instrumento e utilizar um cantor como intérprete. O instrumentista ou cantor acompanhador adicional, se houver, não precisa apresentar documentação, sendo sua participação reponsabilidade do artista individual inscrito.

Já para quem vai inscrever na modalidade coletiva como bandas, duplas e trios, os artistas devem enviar gravação de performance espontânea e ao vivo, sem edições, com a participação de todos os membros inscritos. Cada artista ou banda pode enviar apenas uma canção. A concorrência entre artistas individuais e coletivos será em categoria única. As duas modalidades concorrem em igualdade para a mesma classificação e premiação.

As canções devem ser inéditas, ou seja: não podem ter sido gravadas ou lançadas anteriormente à apresentação no festival, em nenhum formato ou finalidade. Para o festival serão aceitas canções sem restrição de estilo ou nicho mercadológico, desde que seus conteúdos de letra e melodia não promovam qualquer espécie de preconceito social, racial, religioso ou de orientação sexual.

Serão selecionadas doze músicas para a grande final que acontecerá no dia 06 de dezembro de 2023, na área externa do Museu da Gente Sergipana. As três primeiras colocadas receberão premiação de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil reais, respectivamente.

Datas Importantes

Período de Inscrições: 12 de setembro a 06 de outubro de 2023

Lista Prévia de Inscritos: 11 de outubro de 2023

Recursos contra a Lista Prévia de inscritos: Até 13 de outubro de 2023