Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFS promove capacitação para profissionais que atuarão no Programa Mulheres Mil
Início do conteúdo da página
FORMAÇÃO

IFS promove capacitação para profissionais que atuarão no Programa Mulheres Mil

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 16h18 | Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 16h33 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 12h40

Com a adesão ao Programa, o IFS contemplará 500 mulheres, por meio da oferta de educação profissional, tecnológica e social

Por: Monique de Sá

mulheresmil capaAutoestima, saúde, cidadania, empreendedorismo e responsabilidade socioambiental são alguns dos eixos estruturantes pertencentes à Metodologia de Acesso, Permanência e Êxito (MAPE), utilizada pelo Programa do Governo Federal, Mulheres Mil - que está de volta ao Instituto Federal de Sergipe (IFS). Por isso durante toda esta sexta, 22, foi realizada, no Centro de Pós-graduação do Instituto, uma capacitação para os profissionais, da Coordenação-geral, que passarão a atuar no Programa.

plateia ppmO público participante teve acesso a uma programação, que contou neste primeiro dia com palestras com temas ligados ao histórico do Programa, organização das equipes e temáticas de relevância e interesse social, como: vulnerabilidade, perfil das mulheres a serem atendidas, dentre outros. À frente dos trabalhos estiveram as professoras do IFS, Nara Vieira e Mariana Emanuelle Barreto (coordenadora-geral do Programa).

ruth ppmA solenidade de abertura teve a participação da reitora do IFS e professora, Ruth Sales, entusiasta do Programa e uma das idealizadoras da iniciativa, quando o ano ainda era 2006. “Veio essa proposta do Canadá para acolher mulheres do Brasil, principalmente das regiões norte e nordeste. Escrevi o primeiro projeto que levava o nome de ‘Do lixo à cidadania’. O nome ‘Mulheres Mil’ foi dado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), quando unificou todas as propostas”, explica.

naraA reitora lembra que, à época (2006), o Programa não tinha a dimensão que carrega hoje, já que atualmente ele contempla todas as regiões brasileiras. No entanto, carregou uma trajetória de benfeitoria e transformação de vidas de milhares de mulheres brasileiras. “Nosso desejo é que essas mulheres que serão atendidas possam se empoderar, tenham consciência dos seus direitos, deveres e que possamos prepará-las não apenas para o mundo do trabalho, mas acolhê-las, ofertando uma formação mais completa”, reforça Ruth.

Mariana Barreto retorna à coordenação do Programa, o qual muito contribuiu para sua formação como mulher e profissional. Ela conta que o dia de hoje é de suma importância para o retorno das atividades, pois aborda um tipo de metodologia que todos que fazem parte do Programa precisam conhecer: a MAPE.

mariana“Trabalhamos com mulheres violentadas, mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade, então a partir da Metodologia de Acesso, Permanência e Êxito, procuramos trazer a elevação da autoestima dessa mulher. Não apenas levar formação inicial e continuada, mas trazer um maior engajamento para a vida delas”, diz a coordenadora.

mesa2 ppmA partir do Programa e do fortalecimento de parcerias com secretarias estaduais e Prefeituras, é possível ainda que o público contemplado possa ter acesso a atendimento psicológico, exames de rotina, cuidados com a saúde e higiene pessoal, entre outros. O IFS retoma as atividades do Programa, após um hiato de alguns anos. Em março deste ano, o presidente Lula anunciou que retornaria com o Mulheres Mil. Assim, o IFS ganhou adesão do Ministério da Educação (MEC), ficando em quarto lugar entre os estados do nordeste e, por isso, garantiu a oferta de 500 vagas em cursos para mulheres do estado de Sergipe.

“A previsão é que a gente dê início aos cursos ainda no final de outubro. Esta adesão seguirá até dezembro de 2024, mas temos perspectivas muito boas de surgimento de novas vagas. O mais bacana disso é que iremos rodar o nosso estado de ponta a ponta, contemplando 13 municípios”, informa Mariana.

Os municípios beneficiados com esta nova adesão do Programa serão: Itabaianinha, Barra dos Coqueiros, Estância, Japaratuba, Poço Redondo, Aracaju, São Cristóvão, Socorro, Amparo, Riachão, Lagarto, Simão Dias e Tobias Barreto. Cursos diversificados como os de manicure e pedicure, agente cultural, cuidador de idosos, agente de informações turísticas, etc. farão parte do catálogo de cursos ofertados.

rafaelyRafaely Karolynne do Nascimento, pedagoga lotada na Pró-reitoria de Ensino (Proen), é uma das profissionais que estão sendo capacitadas. Ela atuará como supervisora pedagógica e ressalta o quanto é necessário para todos que integram o programa estarem inseridos nesse momento de capacitação. “Precisamos conhecer os princípios, as bases do Mulheres Mil para que possamos compreender a realidade com a qual vamos nos deparar. ‘Que mulheres são essas?’, ‘Que público vamos atender?’, que já é um público diferenciado dos nossos alunos regulares”, lembra.

Segundo a pedagoga, compreender a metodologia e o público atendido é fundamental para que se possa traçar o planejamento e organização dos planos curriculares. “A gente já sabe quais demandas serão atendidas, mas é importante saber sua estruturação e, para isso, é importante conhecer essa realidade, conhecer o contexto e daí sim darmos início ao projeto pedagógico”. Além disso, ela destaca que a capacitação é necessária para que posteriormente possa ser feita a formação dos futuros docentes que atuarão junto ao Programa.

Na próxima quarta, 27, o IFS dá sequência às atividades de capacitação dos novos profissionais contratados, por meio da realização de mesas-redondas e exibição de produtos audiovisuais relativos ao Programa.

Sobre o Mulheres Mil

O Programa Nacional Mulheres Mil é fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada pela Setec/MEC. Tem como intuito a promoção de uma formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões norte e nordeste do país.

Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57