Página inicial > Últimas Notícias > IFS marca presença no ERBASE-2023 e tem dois trabalhos premiados

IFS marca presença no ERBASE-2023 e tem dois trabalhos premiados

Escrito por ALINE DE FATIMA SOARES E SILVA | Criado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 17h40 | Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 17h40 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 18h15

Os projetos de pesquisa e extensão vencedores são desenvolvidos no Campus Lagarto

IMG 20230922 162141 916Entre os dias 18 e 21 de setembro, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) realizou em Ilhéus (BA), a 23ª edição do Erbase, com o tema Inteligência artificial e robótica: Os robôs do futuro. O Instituto Federal de Sergipe marcou presença no Erbase-2023 com discentes e professores do Campus Lagarto. O evento regional, destinado à Bahia, Alagoas e Sergipe, foi realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz e contou com uma premiação, na qual o IFS venceu em duas categorias.

IMG 20230922 162316 218Um dos trabalhos premiados foi o artigo "Protótipo IoT para Monitoramento de Consumo de Água em Smart Campus", escrito pelos estudantes Felipe Leal, Marcos Vinícius Melo e Kauã Lima, e pelos professores Alfredo Vieira e Rubens Matos (coordenador do projeto). Os autores receberam o prêmio de melhor trabalho do Workshop de Experimentos e Inovação (XBASE).

O texto científico produzido pelo grupo foi realizado no âmbito do projeto MOREA (Monitoramento em Tempo Real do Consumo de Energia e Água), que tem trabalhado na construção de soluções para gerenciamento de recursos em um campus inteligente, por meio de tecnologias de Internet das Coisas. Este projeto foi contemplado no Programa de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), financiado pelo IFS e pelo CNPq, para realização de diversas etapas.

IMG 20230922 162312 876Já o segundo projeto, selecionado como melhor trabalho do Workshop de Educação em Informática (WEIBASE), intitula-se "Estimulando a Criatividade e Inovação nas Escolas Municipais: Explorando o Pensamento Computacional por Meio de Oficinas de Programação em Blocos para Alunos do 9º Ano". É de autoria de Gabriela Santos – discente do bacharelado em Sistemas da Informação, Ivanildo Nascimento – discente do bacharelado em Engenharia Elétrica, Henrique Oliveira – discente do curso técnico em Redes de Computadores; Telma Amélia, pedagoga do IFS e dos professores Gilson Pereira, Catuxe Varjão e Mário André de Freitas Farias.

O artigo é resultado de trabalhos desenvolvidos pelos autores dentro do projeto Lizzard for Future, que buscou introduzir os fundamentos do pensamento computacional para alunos do ensino fundamental de diversas escolas da região. O projeto de extensão conta com recursos da Secretaria de Educação Técnológica (SETEC) do Ministério da Educação e com apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão – PROPEX do IFS.

Para o professor Rubens Matos (Campus Lagarto/IFS), bons resultados são o reflexo da dedicação de todas as pessoas envolvidas tanto no projeto MOREA quanto no Lizzard for Future. “As premiações motivam bastante a continuidade de trabalhos de pesquisa aplicada e de extensão no campus, que trazem retornos significativos para o público-alvo de cada projeto, mas também para a formação dos próprios estudantes bolsistas e voluntários envolvidos”, enfatizou.

Crédito: Fotos cedidas pela discente Illy Gabrielly Lisboa Costa Matias, do curso técnico integrado em Redes de Computadores e participante do Erbase-2023

registrado em: