Página inicial > Últimas Notícias > IFS convida comunidade acadêmica para lançamento de Novo Portal do Processo Seletivo
ENSINO

Criado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 15h40 | Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 15h40 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 14h48

Ferramenta tem como objetivo facilitar o acesso a informações sobre o ingresso em cursos da instituição

Por: Adrine Cabral

portal lancamentoA Pró-reitoria de Ensino e a Diretoria de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Sergipe (IFS) convidam toda a comunidade acadêmica para a cerimônia de lançamento do Novo Portal do Processo Seletivo que será na próxima sexta-feira, dia 29, às 9h, no Auditório do Centro de Pós-graduação. Será o momento de apresentação da nova versão desta ferramenta que é relevante para o ingresso em cursos da instituição.

O Portal do Processo Seletivo é uma ferramenta que facilita o contato dos candidatos nas seleções para ingresso nos cursos da instituição. “É o primeiro contato do estudante com IFS. A partir desse espaço, é possível ter acesso ao edital, ser direcionado para a inscrição e para o sistema do processo seletivo. Sendo assim, o portal precisa ser atrativo e intuitivo, de forma a despertar o interesse e facilitar para que o usuário tenha sucesso em sua participação”, explica Alysson Barreto, pró-reitor de Ensino.

Pensado de forma a resolver problemas históricos da antiga versão, o Novo Portal de Processo Seletivo tem como objetivo tornar a experiência de navegação do usuário mais dinâmica, facilitando o acesso à informação e resolução do que o candidato necessite fazer ao longo do ingresso na instituição. Segundo Marcos Pereira, diretor de Tecnologia da Informação do IFS, a construção do Novo Portal partiu da identificação dos principais problemas que os candidatos enfrentavam no momento de recolher informações sobre a seleção.

“Em conversa com setores de comunicação do interior, integrantes do Departamento de Gestão de Ingresso (DGI) da Pró-reitoria de Ensino e setores diretamente ligados, identificamos que o candidato tinha dificuldade em identificar de qual grupo de cotas ele teria direito de participar, ocasionando diversos problemas de candidatos que fizeram o processo, foram aprovados, mas depois correram o risco de perderem o acesso ao IFS porque se inscreveram no grupo de cotas errado”, explica.

Também será disponibilizada a lista completa e atualizada dos cursos, centralizada em uma página. Em caso de dúvidas sobre as modalidades de cursos ofertadas pelo IFS (integrado, subsequente, graduação, pós-graduação), o usuário terá acesso a uma descrição didática, além de espaço para respostas a perguntas frequentes e canais de comunicação.

Trabalho articulado

O Novo Portal do Processo Seletivo foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação do IFS, em articulação com o DGI/Proen. “Sempre mantivemos um contato direto através de reuniões e aplicativo de mensagens institucional para entender a fundo a natureza do processo seletivo, como se dá essa atividade tão importante. E a DGI sem dúvidas é a diretoria que mais entende desse processo, nos munindo de informações importantes que serviram de base para a construção de um projeto bem-acabado”, destaca Marcos Pereira.

registrado em: