Página inicial > Últimas Notícias > Servidores do IFS são capacitados para realizar primeiros socorros
Saúde escolar

Servidores do IFS são capacitados para realizar primeiros socorros

Criado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 09h48 | Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 09h49 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 09h49

Atuação rápida da comunidade escolar pode salvar vidas

Por Adrine Cabral

Treinamento primeiros socorros 1O Instituto Federal de Sergipe, por meio do Programa Bem Me Quer, realizou nesta quinta-feira, dia 28, o treinamento para primeiros socorros voltado para os servidores da instituição, ofertado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe. A capacitação teve como objetivo orientar e treinar para identificação e ação preventiva em casos de emergência e urgência até que o suporte médico seja possível.

De acordo com Allana da Silva, coordenadora de Promoção à Saúde do Servidor, a iniciativa do treinamento surgiu a partir do entendimento sobre a importância do tema para a comunidade acadêmica do IFS. “A oferta de treinamento em primeiros socorros nas instituições de ensino é uma oportunidade para que os servidores possam ampliar seus conhecimentos sobre saúde, tanto no aspecto individual quanto nas relações coletivas no ambiente de trabalho. A partir da capacitação em noções básicas de primeiros socorros será possível identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência até a chegada de um profissional qualificado”, ressalta.

Treinamento primeiros socorros 2Responsável por ministrar o curso, o Capitão Mesquita, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, explanou sobre reanimação cardiorespiratoria (RCP), imobilização e engasgo. Além dos conhecimentos teóricos de primeiros socorros, os ouvintes tiveram a oportunidade de realizar na prática manobras que qualquer cidadão pode realizar em casos de emergência.

“É de extrema relevância que todo mundo saiba o que fazer ao se deparar com uma situação de mal súbito, pois acontecem com frequência e um primeiro atendimento correto pode ser decisivo na vida de alguém. Então essa capacitação foi uma oportunidade ímpar para os profissionais do IFS porque podem agir tanto no âmbito doméstico como em qualquer ambiente, inclusive no ambiente escolar”, ressalta Capitão Mesquita.

Emergências no ambiente escolar

Treinamento primeiros socorros 3De acordo com ele, emergências envolvendo o ambiente escolar são comuns. “Durante a alimentação, no momento de lazer e a prática de atividade física são os momentos mais suscetíveis de se deparar com uma situação que necessite de um socorro rápido”, ressalta o capitão Mesquita.

Foi pensando em melhor agir caso venha a se deparar com uma crise deste porte que Maria Aparecida de Oliveira, técnica administrativa lotada na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, se inscreveu prontamente na capacitação. Ela cita que foi um momento proveitoso.

Treinamento primeiros socorros 4“Foi muito interessante aprender a identificar e agir em situações como afogamento e engasgo, por exemplo. Poderei levar tais conhecimentos não somente para o ambiente de trabalho, como para a vida. Inclusive gostaria de saber mais sobre como agir em outras situações de emergência. O setor do IFS ligado ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal está de parabéns pela iniciativa”, destacou Maria Aparecida.

Diante da relevância do tema e do aproveitamento por parte dos servidores, o Programa Bem Me Quer agora avalia a realização de mais edições do treinamento e também a possibilidade de proporcionar a capacitação para os servidores lotados nos campi. E se outras instituições desejarem também promover a capacitação em primeiros socorros em seus ambientes de trabalho ou escolar, podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar.

registrado em: