Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dinâmico, interativo e acessível: novo portal de ingresso do IFS é lançado
Início do conteúdo da página
TECNOLOGIA

Dinâmico, interativo e acessível: novo portal de ingresso do IFS é lançado

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 13h18 | Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 13h41 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2023, 10h04

O lançamento oficial ocorreu durante esta sexta, 29, mas o novo portal “entra no ar”, a partir da próxima segunda, 02.

capaA partir desta segunda, 02, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) proporcionará aos seus públicos interno e externo uma plataforma intuitiva, dinâmica e interativa para realização das inscrições e acesso a editais dos Processos Seletivos da instituição. O lançamento oficial aconteceu na manhã desta sexta, 29, contando com a presença de membros da comunidade interna, pró-reitores e diretores.

site 1De formato verticalizado, o novo site estará disponível através do link: processoseletivo.ifs.edu.br. De forma didática, todo o conteúdo ficará à mostra já na página principal com links que levarão a outras páginas. Logo à primeira vista, uma seção com todos os editais abertos naquele período. Mais abaixo, uma explicação sucinta de algo que gera bastantes dúvidas entre os candidatos: as modalidades ofertadas (integrado, subsequente, concomitante, dentre outras).

Segundo Rafael Oliva, designer gráfico responsável pela construção e diagramação da plataforma e servidor lotado na Coordenadoria de Sistemas da Informação (CSI – setor o qual esteve à frente do processo de desenvolvimento e criação do site), a ideia foi reparar “erros históricos” oriundos do hotsite anterior e assim propiciar uma maior facilidade de acesso à informação, a partir da nova plataforma.

site 2“Fizemos um trabalho para identificar os problemas existentes e realizamos uma análise de categoria com outros sites da Rede Federal. A versão do site foi trabalhada para ser mobile. Sabemos que temos um público mais jovem que acessa pelo smartphone, então não adianta fazer um site bem resolvido para computadores e não ter uma versão para celular e, é claro, focamos nessa parte visual, sendo ela mais clean, imagética, que explora cores e trabalha com o lúdico”, explica Rafael.

rafael e csiRafael destaca que uma das formas para auxiliar o candidato quanto à seleção do grupo de cotas para o qual ele irá concorrer a uma vaga ocorrerá a partir de um “jogo interativo” em que o interessado responderá a uma seção específica com perguntas dinâmicas, que ao final trará o grupo de cotas para o qual ele deverá se inscrever.

Atendimento de demandas

marcos pereiraMarcos Pereira, diretor de Tecnologia da Informação, ressalta que o novo portal vem para atender uma demanda antiga de setores como o Departamento de Comunicação (DCOM) e a própria Pró-reitoria de Ensino (Proen).

“A DTI entra nesse processo com a questão tecnológica, já que as tecnologias que eram utilizadas no desenvolvimento de sites que estão funcionando atualmente eram de sistemas legados (obsoletos) e hoje temos tecnologias mais modernas, possibilitando a integração com os nossos sistemas acadêmicos, trazendo um dinamismo melhor e mais adequação às plataformas vigentes: tablets, smartphones...”.

Diuturnamente durante cerca de um ano os servidores lotados na CSI estiveram inseridos no processo de criação e produção do site para que ele não fosse apenas esteticamente atrativo, mas que pudesse ser acessível, responsivo e que pudesse estar atualizado em consonância com o sistema acadêmico da instituição.

dgiDurante o evento, o pró-reitor de Ensino, Alysson Barreto, reforçou a importância da nova ferramenta como principal forma de ingresso e matrícula dos estudantes no Instituto. “Agradecemos à equipe da DTI por todas as melhorias feitas e que irá resolver problemas antigos. Temos um site bonito, funcional e que vai fazer com que o estudante tenha acesso a informações mais detalhadas, que permita que ele se inscreva em um determinado curso, por meio do novo portal”.

RuthSalesRuth Sales, reitora do IFS, lembrou que esta é mais uma ação da DTI em favor da sociedade. “Temos hoje o resultado de um trabalho brilhante e é um trabalho que deve ser reconhecido, por isso eu peço que mantenham o brilho nos olhos e se autoestimulem como profissionais para que possamos seguir. Registro aqui meu respeito, gratidão e disponibilidade. Contem comigo para que possamos buscar cada vez mais recursos e servidores para o setor”, disse a gestora.

Ao falar de processos seletivos na instituição, um setor em especial está diretamente ligado a todas as etapas de seleção, desde a elaboração, à publicação de editais e resultados: o Departamento de Gestão de Ingresso (DGI). O setor, que possui em seu quadro quatro profissionais, lança anualmente cerca de 37 editais para ingresso discente na instituição. Gildevana Ferreira, diretora do Departamento, fez parte também do processo de criação da nova plataforma e aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho das equipes envolvidas.

Gildevana“Agradeço à DTI por essa entrega, por esse produto que vai gerar muitos frutos para os quase 35 mil candidatos que se inscrevem em nossos processos seletivos. Agradeço também ao DCOM por esse olhar criterioso, minucioso, que nos ajuda bastante a cada lançamento de edital e a cada etapa publicada. Somos uma equipe, trabalhamos em conjunto e temos respeito mútuo!”, reforçou a diretora.

Mais novidades

apresentacaoCom o novo sítio, o público externo terá acesso ainda a editais de processos seletivos anteriores e também às últimas atualizações dos editas vigentes para que cada candidato fique ciente das novidades daquele certame. Outras seções com contatos, perguntas frequentes e um mural de aviso também farão parte da nova plataforma.

Quer ficar por dentro de tudo?! Então anota essa data: 02/10/2023! Dia em que o IFS dará mais um passo na promoção de uma educação pública e de qualidade. Acesse: processoseletivo.ifs.edu.br e confira os editais para ingresso em 2024.1.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57