Página inicial > Últimas Notícias > Curso de tecnologia em Logística do Campus Itabaiana conquista 5 estrelas no Guia da Faculdade do Estadão
RECONHECIMENTO

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 17h16

Outros 7 cursos do IFS, nos campi Aracaju, Glória, São Cristóvão e Estância, também se destacam com avaliação de 4 estrelas

gismaikHá 2 anos, quando Gismaik de Jesus Silva, egresso do curso de tecnologia em Logística do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Itabaiana, iniciava no restaurante Rei da Sopa como auxiliar logístico, um misto de nervosismo e entusiasmo o envolveu. Conforme o dia transcorria, Gismaik percebeu que o conhecimento e as habilidades em análise de estoque e controle de validade de mercadorias, adquiridas durante seu período no IFS, o prepararam para os desafios práticos que enfrentava. A excelência do ensino proporcionada pelo IFS não apenas habilitou Gismaik para ser promovido para o cargo de gerente, mas também foi reconhecida em uma avaliação de prestígio: o curso de tecnologia em Logística foi agraciado com a nota máxima de 5 estrelas no Guia da Faculdade do Estadão, o que reflete a alta qualidade de ensino oferecida.

Além da pontuação máxima reconhecida ao curso do Campus Itabaiana, mais 7 se destacam com avaliação de 4 estrelas, classificação que demonstra a consistente qualidade acadêmica presente na instituição: o bacharelado em Engenharia Civil, o de tecnologia em Gestão de Turismo e as licenciaturas em Matemática e Química, no Campus Aracaju; os de tecnologia em Laticínios e em Agroecologia, nos campi Glória e São Cristóvão, respectivamente; e o bacharelado em Engenharia Civil, no Campus Estância.

Alta empregabilidade

NejaimVinícius Nejaim, coordenador do curso de tecnologia em Logística, ressalta o impacto positivo dos egressos do IFS no campo da Logística: “Muitos dos estudantes que fizeram o nosso curso estão atuando em empresas renomadas, como Shopee e Grupo Petrópolis, o que demonstra a aplicabilidade e a relevância do que é ensinado”, aponta Nejaim, que atribui o reconhecimento apontado pelo Guia da Faculdade do Estadão a fatores como a equipe de professores qualificada, que possui grande experiência profissional e excelente formação acadêmica, a maior parte com mestrado ou doutorado, e a infraestrutura, que inclui salas de aula, auditório, laboratório e uma vasta bibliografia.

O coordenador ainda ressalta que o apoio da gestão do campus e dos técnicos administrativos são elementos fundamentais para a qualidade do ensino ofertado, bem como a contínua atualização da estrutura pedagógica através do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o qual visa a formação integral dos alunos, atendendo às demandas dinâmicas do mercado atual.

Foco na realidade local

VillelaA estudante do segundo período do curso de tecnologia em Logística, Luana Villela, testemunha o papel transformador do IFS em sua vida acadêmica e profissional. "O IFS oferece oportunidades, conhecimento e habilidades que são capazes de moldar significativamente nosso futuro", diz Villela. Ela reconhece como positiva a adaptação dos cursos às demandas do mercado de trabalho local e a sólida preparação oferecida aos alunos.

A elevada taxa de colocação no mercado, demonstrada pelo emprego de muitos dos seus colegas na área de estudo antes mesmo da formatura, é um destaque para Villela. “As parcerias estratégicas do IFS com empresas e instituições locais, promovidas através de eventos e visitas técnicas, fortalecem a ligação entre academia e setor produtivo, valorizando e possibilitando a aplicação prática do conhecimento adquirido no instituto”, enfatiza.

Metodologia da avaliação

A avaliação do Guia da Faculdade do Estadão contou com a participação voluntária de mais de 10 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro. Eles avaliaram os cursos com base em três critérios principais: projeto pedagógico, o corpo docente e infraestrutura, cada um sendo avaliado com notas de 1 a 5. No processo de atribuição de índices, cada curso foi avaliado por seis professores. As notas extremas foram descartadas e a média das restantes, combinada às notas dos anos anteriores com pesos diferenciados, deram origem à nota final. Esta então foi convertida em estrelas, classificando os cursos como excelente (5 estrelas), muito bom (4 estrelas), bom (3 estrelas) ou não estrelado.

registrado em: