Página inicial > Últimas Notícias > IFS firma parceria com Delegacia de Imigração para apoio à capacitação
CAPACITAÇÃO PARA ESTRANGEIROS

IFS firma parceria com Delegacia de Imigração para apoio à capacitação

Criado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 09h10 | Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 09h10 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 09h13

Curso de Português como Língua Adicional é ofertado para imigrantes e refugiados no Brasil

CapacitaçãoA Assessoria de Relações Internacionais do Instituto Federal de Sergipe (ASSRI/IFS) reuniu-se com a Delegacia de Imigração do Estado de Sergipe (Delemig/SE) a fim de firmar parceria para a formação de novas turmas do curso de Português como Língua Adicional (PLA) ofertado pelo IFS.

Para Frederico Chaves, assessor de Relações Internacionais, o apoio na divulgação permite que mais alunos estrangeiros possam ser captados para fazer o curso de Português como Língua Adicional e, posteriormente, realizar a verticalização do ensino, participando de outros cursos do IFS que vão desde do técnico de nível médio à pós-graduação stricto sensu. “A Delemig é a porta de entrada para imigrantes e refugiados no estado de Sergipe. Por essa razão buscamos seu apoio na divulgação do PLA para podermos alcançar mais imigrantes e refugiados, principalmente aqueles que estão em nosso estado”, ressaltou.

O PLA é um curso online de Português Básico que tem o foco de desenvolver habilidades para a interação cotidiana em Português e contribuir no desenvolvimento das competências linguísticas básicas. Ele é direcionado a imigrantes e refugiados no Brasil, independentemente se residem em Sergipe e tem carga horária de 250 horas-aula (correspondente a 25 semanas). As atividades são distribuídas em 125h de aulas teóricas e 125h de aulas práticas. O curso conta, também, com encontros síncronos semanais para a avaliação do professor e para a prática de conversação. (Informações sobre a estrutura curricular podem ser consultadas no PPC do Curso disponível no site da ASSRI/IFS - http://www.ifs.edu.br/institucional/517-assri).

A equipe representada pelo Assessor de Relações Internacionais do IFS foi recepcionada pelo agente policial Denis Donald e por Juan Emanoel Paixão de Almeida, Delegado de Polícia Federal e Chefe da DELEMIG/DREX/SR/PF/SE, que apresentaram a unidade e relatos da procura de imigrantes por cursos de Português em Sergipe, principalmente, para a requisição de naturalização brasileira. “O agente policial Denis Donald nos apresentou as exigências do Ministério da Justiça e Segurança Pública em processos da naturalização brasileira e nos relatou também como funcionou o processo historicamente e como funciona nos dias de hoje para a comprovação de conhecimento da Língua Portuguesa”, disse.

O Curso de Português como Língua Adicional é uma ação da Rede Federal que visa contribuir para a melhor inserção de imigrantes e refugiados no Brasil.

registrado em: