Página inicial > Últimas Notícias > NEABI realiza projeto Novembro Negro no IFS
CONSCIÊNCIA NEGRA

NEABI realiza projeto Novembro Negro no IFS

Criado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 14h57 | Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 14h57 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 14h57

Abertura será dia 16, no auditório do Centro de Pós-Graduação da instituição

Novembro Negro Capa SitePromover a conscientização, reflexão e ação em relação às questões raciais, combatendo o preconceito e as desigualdades, para contribuir com o fortalecimento de uma educação para as relações étnico-raciais no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Este é o objetivo do Projeto Novembro Negro, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas (NEABI), que terá abertura nesta quinta-feira (16), às 8h30, no Auditório do Centro de Pós-Graduação do IFS.

Confira a Programação

08h30 | Abertura

08h35 | Composição da Mesa e Hino Nacional

09h00 | Apresentação Cultural Grupo Parlacênico de Teatro

09h20 | Conferência: Prof. Dr. Evanilson Tavares de França - SEDUC-SE.

Tema: Educação das Relações Étnico-Raciais: 20 anos da Lei 10.639/2003.

Coordenação: Profª Dra. Elza Ferreira Santos | IFS

10h20 | Poesia Preta | Prof.ª Msc Eliane Nataline dos Santos | SEDUC- SE

10h30 | Mesa Redonda

Tema: Educação das relações étnico-raciais: ideias para florescer

Participantes: Estudantes dos campi Aracaju, Estância, Glória, Itabaiana, Lagarto, Propriá, São Cristóvão, Socorro, Tobias Barreto.

Coordenação: Luciana Bittencourt de Oliveira | IFS

11h45 | Encerramento

Sobre o Projeto

O projeto Novembro Negro no IFS constitui numa ação que é parte integrante das atribuições do NEABI e se propõe a contribuir com a promoção da conscientização e reflexão sobre as questões raciais, o combate ao preconceito e às desigualdades, bem como a implementação de uma educação para as relações étnico-raciais. “Essas são ações importantes e urgentes na atual realidade educacional e social brasileira”, enfatizou Alexandre Santos de Oliveira, coordenador do NEABI.

De acordo com Alexandre Oliveira, a justificativa para a realização deste projeto baseia-se em diversas razões que destacam a necessidade e relevância de suas ações. “No ano em curso comemora-se os 20 anos de promulgação da Lei 10.639/2003 que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, visando à promoção da igualdade racial. O projeto se alinha com essa legislação, assegurando o atendimento ao que a lei determina, contribuindo para o fortalecimento das políticas de ação afirmativa e para a promoção da equidade racial no país”, destacou.

Não é novidade que a discriminação racial e o preconceito são problemas persistentes na sociedade brasileira, afetando profundamente a vida de indivíduos negros e negras em todos os aspectos. “Neste sentido, este projeto compõe a agenda de trabalho do NEABI no sentido de promover ações que busquem enfrentar as questões raciais a partir da raiz, promovendo a desconstrução de estereótipos, o respeito à diversidade e o reconhecimento da contribuição histórica e cultural dos afrodescendentes para o Brasil”, salientou o coordenador.

Por outro lado, ainda de acordo com Alexandre Oliveira, é importante destacar que o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, é uma data significativa para ressaltar a importância da luta e da resistência do povo negro no Brasil. “O projeto, ao ser desenvolvido em comemoração à essa data, demonstra o compromisso da instituição de ensino com a promoção da igualdade racial e o respeito à cultura afro-brasileira”, ressaltou.

Do ponto de vista da celebração da data na instituição, Alexandre Oliveira diz que o Projeto ‘Novembro Negro no IFS’, justifica-se a partir da compreensão de que a educação é um pilar fundamental na transformação de uma sociedade mais justa e igualitária. “Ao criar um espaço de formação continuada e promover a inclusão de conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileira e africana no currículo, o projeto contribui para uma educação que respeita e valoriza a diversidade étnico-racial do país”, afirmou e completou. “É preciso afirmar ainda que a conscientização sobre as questões raciais não apenas combate o preconceito, mas também capacita os estudantes e a comunidade escolar a se tornarem cidadãos mais conscientes e críticos, capazes de analisar, compreender e atuar na sociedade de forma a promover a igualdade racial”.

Portanto, para o coordenador do NEABI, a realização desse projeto contribui para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor, no qual todos os membros da comunidade se sintam respeitados e valorizados, independentemente de sua origem étnico-racial. “Em síntese, a realização do Novembro Negro no IFS é vital para a promoção da igualdade racial, o combate ao preconceito e às desigualdades, e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Pois contribui para o cumprimento da legislação vigente, para a formação de cidadãos conscientes e para o fortalecimento de uma educação para as relações étnico-raciais na instituição de ensino, alinhando-se com os valores de respeito, diversidade e equidade”, finalizou.

Todos os Campi do IFS terão atividades ligadas ao Novembro Negro. Segue programação.

11 a 27/11 | Campus Socorro

18/11 | Campus Poço Redondo