Página inicial > Últimas Notícias > IFS será Centro de Recondicionamento de Computadores em Sergipe
COMPUTADORES PARA INCLUSÃO

IFS será Centro de Recondicionamento de Computadores em Sergipe

Criado: Quinta, 16 de Novembro de 2023, 12h45 | Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2023, 12h45 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 17h19

Programa do Governo Federal visa atender a Pontos de Inclusão Digital

WhatsApp Image 2023 11 16 at 12.43.51O Instituto Federal de Sergipe (IFS) vai assinar, nesta sexta-feira (17), às 16h, no Centro de Pós-Graduação do IFS, no Bairro Salgado Filho, convênio com o Ministério das Comunicações para abrigar um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). Trata-se de um espaço físico adaptado para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos para serem doados em plenas condições operacionais a Pontos de Inclusão Digital, tais como telecentros, escolas públicas, bibliotecas públicas, entre outros.

Juntamente com o recondicionamento de computadores, serão desenvolvidos cursos e oficinas, para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, que podem ter suas vidas transformadas pela educação e profissionalização na área de TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação, práticas criativas com aprendizado multidisciplinar fundamentado em experiências, novas metodologias de ensino e recursos pedagógicos lúdicos.

WhatsApp Image 2023 11 16 at 12.43.50O programa ainda prevê o descarte correto e consciente de resíduos eletrônicos. De acordo com a ONU – Organização das Nações Unidas, o Brasil produz anualmente 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico. O descarte correto, além de causar impacto positivo nos aterros sanitários, contribui para redução de danos ao meio ambiente, tais como conservação do solo e da água, evitando contaminações superficiais e densas como na primeira camada e até mesmo nos lençóis freáticos.

O Programa Computadores para Inclusão é normatizado pela Lei 14.479/2022 de 21 de dezembro de 2022, que institui a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos para implementação de Políticas de Inclusão Digital, por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSC) e de outras esferas de governo.

Com a assinatura do convênio, Sergipe se torna o 16º estado brasileiro a entrar no Programa Computadores para Inclusão e o IFS, o 21º CRC do Brasil. Os outros estão localizados no Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Destino dos Computadores

A ação de reuso de computadores está baseada no recondicionamento, que consiste na limpeza, manutenção nos computadores, substituição de peças e componentes que apresentam defeitos, acréscimo de componentes para melhoria de desempenho e instalação de softwares livres.

Com a implantação do CRC na instituição, os computadores recondicionados serão distribuídos aos diversos campi do IFS, a fim de serem repassados à comunidade previamente selecionada por cada unidade. “Não será realizada apenas a doação do computador. Haverá também a realização de capacitação para que a comunidade contemplada possa utilizar as máquinas de forma efetiva”, destacou o diretor de Inovação e Empreendedorismo (Dinove) do IFS, José Augusto Andrade Filho.

registrado em: