Página inicial > Últimas Notícias > Parceria seleciona estudantes do Ensino Médio para intercâmbio internacional

Parceria seleciona estudantes do Ensino Médio para intercâmbio internacional

Criado: Sábado, 18 de Novembro de 2023, 14h13 | Publicado: Sábado, 18 de Novembro de 2023, 14h13 | Última atualização em Sábado, 18 de Novembro de 2023, 14h13

Candidatos devem ter entre 15 e 17 anos

ASSRI Intercâmbio AFS Global STEM Academies siteA Assessoria de Relações Internacionais do Instituto Federal de Sergipe (IFS) divulga oportunidade de bolsa AFS Global STEM Academies para intercâmbio de estudantes do Ensino Médio. As inscrições vão até o dia 15 de janeiro de 2024 e podem ser efetuadas no link: https://www.afs.org.br/afs-global-stem-academies-2024/#afs-nav-inscricoes.

Os interessados devem atender a alguns requisitos como ter entre 15 a 17 anos na data prevista para começar o programa (nascidos entre 1 de setembro de 2006 e 1 de abril de 2009); ser brasileiro; nunca ter reprovado; ter nível de intermediário de inglês (todas as atividades do intercâmbio serão ministradas em inglês), entre outros.

O assessor de Relações Internacionais da instituição, Frederico Chaves Sampaio Júnior, enfatiza que será aplicado o idioma durante o processo de seleção. “Além disso, o aluno deve demonstrar bom desempenho em STEM: ciências, química, física e matemática, com média 7 ou acima, bem como ter uma motivação correta do que o programa oferece como vivência em grupo, oficinas de aprendizagem intercultural e atividades nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática e, claro, ter autorização e apoio da família”, disse.

O candidato ainda deve ter acesso a um computador, smartphone ou outro dispositivo digital para acessar o conteúdo do programa virtual; uma webcam e microfone integrados para participação em sessões de diálogo online e; internet estável ou conexão wi-fi.

Sobre o processo

A AFS Global STEM Academies visa contribuir para o conhecimento de sustentabilidade e desenvolver competências STEM através de um currículo interativo e prático, enquanto desenvolvem competências globais críticas, incluindo a resolução de problemas, competências analíticas, compreensão intercultural, e inovação social. As atividades são desenvolvidas em duas etapas: virtual (e-learning) e presencial (intercâmbio).

As Academias começam com um currículo virtual de e-learning de 12 semanas (a partir de casa), envolvendo-se em competências globais, impacto social, e workshops centrados na sustentabilidade, com conteúdos co-desenvolvidos pelo AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia (EUA). A parte virtual do programa culmina com projetos de impacto social liderados por estudantes e apresentações que oferecem soluções potenciais para desafios do mundo real, com ênfase na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, incluindo os tópicos das alterações climáticas e da transição energética.

Depois de completar o currículo virtual, os acadêmicos viajam numa experiência imersiva de 4 semanas para um dos quatro destinos da Academia: China, Egito, Índia ou EUA. A programação da Academia centra-se nas competências críticas STEM e na compreensão intercultural para a sustentabilidade global, bem como na imersão cultural local.

Os acadêmicos participam no serviço comunitário e têm a oportunidade de visitar operações locais inovadoras e focadas na sustentabilidade para ver em primeira mão como as empresas e organizações estão a utilizar as competências da STEM na prática para enfrentar os desafios da indústria e da sociedade, particularmente em torno da sustentabilidade.

Sobre a bolsa

A bolsa inclui experiência online virtual de 12 semanas (de casa); intercâmbio de 04 semanas, com foco em conhecimento de sustentabilidade e habilidades STEM, para os Estados Unidos, Egito, China ou Índia; hospedagem; alimentação; passagem internacional (ida e volta); despesas com o deslocamento durante o intercâmbio (do aeroporto até o local da hospedagem ou deslocamento para as atividades do intercâmbio); seguro médico internacional (exceto para doenças pré-existentes); orientações antes, durante e depois da experiência; passagem doméstica até o ponto de embarque internacional; suporte emergencial de 24 horas; passeio cultural; assistência com a preparação (application e visto); orientações durante a experiência e; taxas de visto e passaporte.

registrado em: