Página inicial > Últimas Notícias > Em Brasília, IFS é premiado pela Central de Compras do Governo Federal
RECONHECIMENTO

Em Brasília, IFS é premiado pela Central de Compras do Governo Federal

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 17h03 | Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 17h03 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 12h08

IFS foi reconhecido como um dos principais parceiros do ano do órgão criado com o intuito de viabilizar compras públicas compartilhadas em todo o país

CAPAServidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) estiveram nesta segunda, 11, em Brasília para representar a instituição no “Seminário de Boas Práticas em Contratações”, iniciativa realizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em comemoração aos dez anos da Central de Compras do Governo Federal.

A oportunidade também foi para reconhecer e premiar organizações públicas com maior número de adesão às ações de centralização promovidas pela Central em 2023. E umas dessas instituições homenageadas foi o IFS, que teve a representação do pró-reitor de Administração (Proad), Ider de Santana; e do diretor de Licitações e Contratos (DLC), Valdemar Neto.

IDERO pró-reitor explica que a premiação reconhece a intensa atividade do IFS no que se refere à participação nos programas e ações desenvolvidos pelo MGI. “O Ministério vem constantemente, em um processo de inovação, trazendo mudanças significativas. Uma delas foi o Almoxarifado Virtual, que a Reitoria participou como piloto e agora vamos fazer uma licitação para o Instituto como um todo”.

Para Valdemar, receber esta premiação traz um sentimento de dever cumprido e, sobretudo, de reconhecimento. “É a identificação que o caminho que trilhamos é benfazejo. Nas imagens eu não consigo ver apenas um servidor recebendo algo, mas muitos servidores recebendo, sendo representados”, diz.

Ider ressalta que mesmo com uma equipe reduzida, a DLC vem cada dia mais trazendo mais resultados à instituição, sempre no intuito de identificar focos que possam ser melhorados para que se possa avançar no processo de execução orçamentária, dando condições aos alunos para que eles possam ter qualidade no ensino público.

“A DLC é formada por uma equipe de servidores dedicados e competentes, contando com o apoio da Proad e também da Reitoria, que nos dá o respaldo diariamente para a execução das nossas atividades. E um desses respaldos é o Programa de Gestão (implantação do teletrabalho) que permite aos nossos servidores uma conciliação entre a vida pessoal e profissional, sendo um diferencial para todos”, lembra Ider.

NETOCitando Carlos Drummond, Valdemar reafirma a fala do pró-reitor ao enfatizar que o êxito deste trabalho é resultado de uma equipe que anda de mãos dadas: “‘O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas’. O fluxo processual demanda uma multiplicidade de ações para o alcance do êxito: que é aplicar a política pública no local/destinatário esperado. Todas as vezes que leio perguntas que relacionam o nosso setor à articulação, lembre-me dessas palavras de Drummond”.

Seminário de Boas Práticas em Contratações

Além de representantes do Poder Executivo, o seminário contou com a presença de servidores dos Poderes Judiciário e Legislativo, além de demais agentes envolvidos em compras públicas. A programação foi formada por palestras, painéis de discussão, além de uma sessão com compartilhamento de experiências e boas práticas no quesito compras públicas.

Sobre os conhecimentos adquiridos por meio do seminário, o diretor de Licitações e Contratos, Valdemar Neto, antecipa que o conteúdo repassado será importante para a execução das atividades dos próximos anos. “Dentre as contratações futuras previstas está a de mobiliário corporativo nacional que permitirá que um único fornecedor distribua nacionalmente um único tipo de mobiliário, permitindo uma padronização nunca antes vista no país! E o IFS fará parte disso”, revela.

registrado em: