Página inicial > Últimas Notícias > Em parceria com a UFS, IFS ofertará especialização a distância em Docência para EPT
PÓS-GRADUAÇÃO

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Quinta, 25 de Janeiro de 2024, 09h21 | Publicado: Quinta, 25 de Janeiro de 2024, 09h21 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 10h42

A previsão é que ainda neste ano seja lançado o edital de seleção para a pós

Foto reunião CESADUm momento inédito para área do ensino no Instituto Federal de Sergipe (IFS)! Pela primeira vez, a instituição ofertará um curso de pós-graduação (especialização) a distância. As tratativas já foram iniciadas, por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), que está auxiliando o Instituto no credenciamento junto à Universidade Aberta do Brasil (UAB) - programa do Governo Federal que tem como objetivo ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância.

A expectativa é que já no próximo ano, o IFS passe a ofertar o curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sendo uma oportunidade de capacitar os docentes da instituição que não se graduaram em cursos de Licenciatura. Além disso, conforme destaca Valéria Oliveira, chefe do Departamento de Educação a Distância (DEAD/IFS), a iniciativa vem para atender a Resolução nº 01/2021/CNE/CP, que prevê em seu artigo 53: “a formação inicial para a docência na EPT realiza-se em cursos de graduação e programas de licenciatura ou outras formas”.

“Tendo em vista que a formação omnilateral (desenvolvimento pleno do ser humano), proposta pelos Institutos Federais, prevê a interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica, para que este objetivo seja alcançado, é necessário que seu corpo docente esteja capacitado e conheça aspectos de Didática, Psicologia da Aprendizagem e outros conteúdos pedagógicos”, ressalta Valéria.

O intuito é que o IFS possa ofertar outros cursos de educação a distância nos polos da UAB/UFS. Por isso, no dia 16 de janeiro, reuniram-se nas dependências do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD) da UFS, o pró-reitor de Ensino Alysson Barreto; a professora Valéria; e a técnica em Assuntos Educacionais, Cristiane Sobral. Eles estiveram em diálogo com a gestão do CESAD, formada pelos professores: Péricles Moraes, Fábio Alves e Rosemeire Marcedo.

Valéria reforça que este será o primeiro de outros cursos que o IFS ofertará através da UAB, com o objetivo de ampliar as ofertas e atender às demandas referentes à formação de docentes no estado. “Ainda este ano, faremos o lançamento do edital e a seleção dos participantes, sendo destinada às comunidades interna e externa. Servidores e servidoras do Instituto e demais instituições que busquem especialização voltada para o ensino profissional e tecnológico poderão concorrer a uma das vagas”.

A parceria com a UFS será concretizada, por meio da oferta da especialização em EPT em cinco polos de apoio presencial da UAB, contemplando municípios sergipanos, já que um dos objetivos é justamente a interiorização da oferta de formação docente.

registrado em: