Página inicial > Últimas Notícias > Sergipe ganha mais dois campi do Instituto Federal: Um em Aracaju e outro em Japaratuba
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Criado: Terça, 12 de Março de 2024, 11h54 | Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 11h54 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 12h05

Anúncio aconteceu nesta terça-feira em Brasília

100 IFsO presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (12) os 100 novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) que vão abranger os 26 estados e o Distrito Federal. Sergipe foi contemplado com dois: um em Aracaju e outro em Japaratuba, no Vale do Cotinguiba.

O investimento da ampliação em todo o pais é de R$ 3,9 bi do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Deste investimento, R$ 2,5 bi serão para a criação dos novos campi e R$ 1,4 bi contemplará a consolidação de unidades existentes, como a construção de refeitórios estudantis, ginásios de esportes, bibliotecas, novas salas de aulas e aquisição de equipamentos.

A iniciativa conta com o envolvimento do Ministério da Educação (MEC), da Casa Civil, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

Ruth PlanaltoAo todo serão criadas 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Ainda não há informações de quais cursos e quantas vagas serão disponíveis para o Instituto Federal de Sergipe (IFS). O objetivo da nova expansão é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT), criando oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis.

De acordo com o MEC, a construção dos novos campi nos municípios impacta o setor da construção civil, além de gerar emprego e renda. As novas unidades, quando estiverem em funcionamento, devem levar desenvolvimento local e regional.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, no ato do anúncio falou que os Institutos Federais são o mais exitoso programa no âmbito da Educação Profissional e que a expansão dos IFs marca a retomada de investimentos na criação de novas unidades de Institutos Federais no Brasil, quase 10 anos após a última expansão estruturada da Rede Federal e permitiu que a educação pública de qualidade chegasse às localidades mais distantes dos grandes centros e da capital dos estados, tornando-se uma das redes mais capilarizadas na oferta de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.

Para a reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade, a expansão representa um marco significativo para a educação profissional e tecnológica em Sergipe, proporcionando oportunidades de acesso ao ensino de qualidade para jovens e adultos em diversas regiões. ” A chegada desses novos campi não apenas ampliará nossa capacidade de oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio, mas também promoverá o desenvolvimento local e regional. Estamos comprometidos e ansiosos para colaborar com as comunidades locais, os órgãos governamentais e demais instituições envolvidas para garantir o sucesso desses novos empreendimentos”, ressaltou.

*Com informações do MEC

registrado em: