Página inicial > Últimas Notícias > Diálogo entre IFS e DNIT vislumbra avanços para acesso aos Campi Estância e Propriá
PARCERIAS

Criado: Sexta, 12 de Abril de 2024, 11h38 | Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2024, 11h46 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 11h56

Reunião entre as instituições foi realizada na manhã desta quinta-feira (11)

Por Anderson Ribeiro

DNIT 1Em uma reunião estratégica realizada nesta quinta-feira (11), o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e a Superintendência Estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) uniram esforços para discutir melhorias na infraestrutura viária do estado para acesso aos Campi Estância e Propriá.

O objetivo da reunião foi alinhar estratégias para viabilizar a instalação de uma passarela de travessia no KM 05 da BR 101, em frente ao Campus Propriá. “O IFS levou ao DNIT a necessidade concreta da instalação desse elemento de travessia em frente ao campus, isso reforçou a definição da viabilidade apresentada em relatório específico do DNIT, explicou Marcus Alexandre Noronha de Brito, diretor de Planejamento, Obras e Projetos (Dipop).

DNIT 3A solicitação do IFS subsidiou a fase da licitação da obra de execução da passarela que deverá acontecer no próximo mês de junho. “Todas as passarelas na BR 101 estão sendo licitadas e o Campus Propriá será beneficiado”, afirmou o superintendente estadual do DNIT, Halpher Luiggi Mônico Rosa. Para a reitora Ruth Sales Gama de Andrade, uma obra importante de acesso ao Campus. “A construção da passarela será um grande alívio para nós que vamos ter a garantia de acesso e segurança da comunidade na travessia da rodovia”, enfatizou.

Além da passarela, outra questão que envolve o Campus Propriá foi discutida durante o encontro: a necessidade do apoio do DNIT para regularizar e solucionar o acesso de veículos ao Campus Propriá. “Temos a perspectiva de um diálogo mais amplo entre o DNIT e nós da Dipop para a execução do projeto e realização da obra, necessária para a segurança das pessoas que entram e saem com seus veículos no campus, inclusive os que transportam os nossos alunos”, ressaltou Marcus Alexandre.

Outro ponto discutido foi a solicitação na rodovia de uma placa de sinalização para indicar o acesso ao Campus Estância. “Essa proposta recebeu apoio e será tratada como uma das prioridades pelo DNIT”, festejou a reitora.

Por fim, a reunião evidenciou o interesse mútuo na parceria entre as instituições para qualificar os servidores e profissionais da infraestrutura rodoviária do estado de Sergipe. Aproveitando a expertise em Engenharia de Infraestrutura presente no Campus Estância, discutiu-se amplamente as possibilidades de utilização do campus, às margens da rodovia a ser duplicada, para execução de capacitações. “Solicitamos apoio na obtenção de recursos para concretizar o projeto já desenvolvido de implantação do Laboratório Avançado de Infraestrutura e Construção Civil (LAIC), visando atender diversas demandas do setor não só rodoviário, mas também em outros modais de transporte”, disse Marcus Alexandre e completou. “Essa reunião representa um passo importante na cooperação entre o IFS e o DNIT, visando o aprimoramento da infraestrutura viária e a qualificação profissional no estado de Sergipe. As iniciativas discutidas prometem impactar positivamente o desenvolvimento regional e a segurança no tráfego rodoviário para nossos alunos”.

registrado em: