Página inicial > Últimas Notícias > Edital vai selecionar agentes territoriais de cultura

Edital vai selecionar agentes territoriais de cultura

Criado: Terça, 21 de Mai de 2024, 12h32 | Publicado: Terça, 21 de Mai de 2024, 12h32 | Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2024, 12h32

A parceria entre o MinC e os Institutos Federais é aberta a todos os estados brasileiros e destina seis vagas para Sergipe

FOTO MincEm uma ação estratégica de implementação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), o Ministério da Cultura (MinC), em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, está com editais abertos para seleção de agentes territoriais de cultura. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até a próxima segunda-feira (27) na página do Mapa da Cultura.

A seleção é destinada a pessoas físicas com conhecimento sobre as dinâmicas culturais e locais de suas comunidades, que irão receber uma bolsa para desenvolver atividades de promoção do acesso à cultura nestas localidades. A ideia é que possa ser valorizada a diversidade cultural, étnico-racial e regional, estimulando a economia da cultura e as cadeias produtivas locais. No total, são cinco editais voltados para cada uma das regiões do país.

No Nordeste, o Edital 01/2024, sob responsabilidade do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), apresenta 175 vagas distribuídas para os nove estados, seis (6) delas para agentes culturais sergipanos. Os aprovados participarão de cursos de formação inicial e continuada (FIC) para a realização de atividades de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social em seus territórios. Também estão previstos encontros, eventos, ações de mobilização e articulação nas comunidades.

Pessoas físicas a partir de 18 anos de idade;

Alfabetizadas e com habilidades mínimas no uso de tecnologias digitais;

Residentes na Região Imediata do estado correspondente à vaga para a qual irá se inscrever;

Com reconhecida atuação na área cultural em seu território, o que compreende o fazer e a produção de atividades culturais;

Com disponibilidade de atuação de 20 horas semanais.

BENEFÍCIOS

Bolsa (mensal) - de R$ 1.200,00 durante o período de 12 meses, podendo ser renovado por até igual período;

Auxílio inclusão digital - de R$ 1.000,00, depositado em parcela única;

Auxílio inclusão digital (mensal) - de R$ 25,00, durante o período de 12 meses, podendo ser renovado por até igual período.

PNCC

O Programa Nacional dos Comitês de Cultura é uma articulação territorial nacional que visa promover iniciativas e ações de mobilização social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informação e conhecimento sobre as políticas culturais. As atividades são feitas por meio da rede de parceiros do programa, dos Comitês de Cultura e de Agentes Territoriais de Cultura. Estão abertas a todas as pessoas, uma vez que são espaços de debate, comunicação e mobilização da sociedade civil.

Com informações do Ministério da Cultura

registrado em: