IFS inaugura primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores de Sergipe
Centro é fruto de parceria firmada pelo IFS em novembro de 2023 junto à Secretaria-geral da Presidência da República e ao Ministério das Comunicações
Fotos Andrei Ferreira
Inclusão digital, letramento nas novas tecnologias e descarte correto de resíduos. Tudo isso está sendo possível por meio de ações realizadas pelo primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do estado, inaugurado na manhã desta sexta-feira, 7, na sede da Reitoria do Instituto Federal de Sergipe (IFS).
O centro é fruto de uma parceria firmada pelo IFS em novembro de 2023 junto à Secretaria-geral da Presidência da República e ao Ministério das Comunicações, marcando o ingresso do instituto no programa Computadores para Inclusão. Durante a solenidade de inauguração, também foram entregues 360 computadores recondicionados pelo IFS à Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe.
Estiveram presentes durante a cerimônia de inauguração, além da comunidade do IFS, Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República; Hermano Tercius, secretário nacional de Telecomunicações; Henrique Aquino, chefe de gabinete da Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda; Rogério Carvalho, senador da República; e Claudio Barreto, superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe.
O centro
O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) é destinado ao recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos para serem doados em plenas condições operacionais a Pontos de Inclusão Digital, tais como telecentros, escolas públicas, bibliotecas públicas, entre outros.
A ação de reuso de computadores está baseada no recondicionamento, que consiste na limpeza, manutenção nos computadores, substituição de peças e componentes que apresentam defeitos, acréscimo de componentes para melhoria de desempenho e instalação de softwares livres.
Inclusão digital
A professora Ruth Sales, reitora do IFS, relata que os computadores são levados para comunidades em situação de vulnerabilidade, onde é oferecida uma capacitação e, em seguida, realizada a doação dos equipamentos. “Isso permite à população um melhor acesso ao mundo do trabalho. Também temos uma parceria com o Ministério do Trabalho através da qual, após a entrega dos computadores, o referido ministério disponibiliza uma plataforma com diversos cursos para a comunidade”, explica.
De acordo com a reitora, a ação ganha uma dimensão muito grande e é fruto de uma visão compartilhada para criar um espaço que possibilita a inclusão digital, a sustentabilidade e a educação. “Nossa missão é fornecer acesso à tecnologia de qualidade para aqueles que mais precisam, promovendo a igualdade de oportunidades e a redução de brecha digital”, destaca.
Além disso, conforme Ruth Sales, o objetivo do IFS é contribuir para a redução do lixo eletrônico e promover práticas sustentáveis. “Esse centro é equipado com as ferramentas e recursos necessários para recondicionar computadores, tornando-os funcionais e seguros para o seu uso. Nossa equipe de profissionais, treinados e dedicados, trabalham incansavelmente para garantir que cada computador seja restaurado em condições ideais”, assegura a reitora.
Atuação conjunta
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, destacou a importância do trabalho conjunto em prol da inclusão digital. “Aqui nós temos uma atuação conjunta do Ministério das Comunicações, do Ministério do Trabalho e do Ministério da Educação, através do IFS, que tem como objetivo levar instrumentos e equipamentos para organizações não-governamentais nos municípios sergipanos para ajudar no processo de inclusão. O trabalho de recondicionamento de computadores que o IFS vem realizando amplia essa ação, fazendo com que ela chegue ao maior número de pessoas possível”, assegura.
Participando da cerimônia, o secretário nacional de Telecomunicações, Hermano Tercius, também falou sobre a importância da parceria. “Estamos aqui hoje formalmente inaugurando essa parceria, pois o IFS topou fazer parte do nosso programa para executar três principais ações: recondicionar computadores doados por diversos órgãos; promover o letramento digital, para que a população saiba fazer uso desses computadores e tenha conectividade - cerca de 16% da nossa população ainda não acessa a internet; e o descarte correto dos resíduos”, ressalta.
Homenagem
Ainda durante a solenidade de inauguração do CRC, foi realizada pela reitora do IFS a entrega de placas de homenagem pelos valiosos serviços prestados em prol do desenvolvimento da educação tecnológica para Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Hermano Tercius, secretário nacional de Telecomunicações, representando Juscelino Filho, ministro das Comunicações.
Redes Sociais