Aulas do Programa Partiu IF tiveram início em todos os campi
Foram ofertadas 400 vagas para alunos do 9º ano de escolas públicas
O Instituto Federal de Sergipe deu início as atividades do Curso Preparatório para o Ensino Médio – Partiu IF – em todos os campi. Programa de extensão de uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que oferece aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens dos estudantes dos 9º anos de escolas públicas.
Nesta primeira semana, voltada para as aulas inaugurais, foram realizadas cerimônias com participação da equipe de profissionais que atuam no programa, dos gestores e servidores dos campi, de diretores de escolas municipais, estudantes e familiares. Também foram desenvolvidas dinâmicas com estudantes, apresentações culturais, visita guiada para conhecer o campus e distribuição de materiais.
O acolhimento foi realizado para os 400 alunos matriculados em todo estado que vão receber aulas de Português, Matemática e Ciências da Natureza, além de Práticas Suplementares que vão proporcionar vivências integradoras com a educação profissional e tecnológica. O Partiu IF tem carga horária de 320 horas e vai até dezembro deste ano.
A fim de apoiar a permanência dos estudantes, será concedida uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 200, durante oito meses. O benefício está condicionado à frequência mínima de 75% nas atividades mensais.
Para os profissionais que atuam no programa, a palavra que resume o Partiu IF é ‘inclusão’. Cyndi Moura, coordenadora institucional do Programa Partiu IF em Sergipe, afirmou que a iniciativa trará excelentes resultados para o Instituto e para a sociedade. “A maior expectativa agora é que esses estudantes vivenciem a experiência de estudar no IFS, recuperem a aprendizagem, ingressem no ensino médio integrado e alcancem o êxito”.
Já Karen Gomes Leite, que trabalha como apoio pedagógico no campus Aracaju, disse atuar no programa tem sido uma jornada emocionante. “Os colegas que se inscreveram para serem docentes do Campus Aracaju são apaixonados por educação e sensíveis à inclusão. O programa Partiu IF é uma excelente oportunidade para os estudantes de escolas municipais e estaduais de preparação para o Ensino Médio. Esperamos que eles optem por estudar conosco no IFS no Ensino Médio também. São adolescentes interessados e dedicados, que só precisam de oportunidades como esta para se desenvolverem na vida acadêmica e profissional”, declarou.
Enquanto Antônio Fernandes, professor do campus Estância completou dizendo que “o PARTIU IF é o início de um novo ciclo de melhoria da educação básica, buscando a inclusão e o ajuste formativo de discentes em situação de vulnerabilidade social promovendo dessa forma uma educação verdadeiramente para todos”.
Antônio, que já ensinou no campus Estância, relatou que o IFS já desenvolvia algumas ações direcionadas ao auxilio pedagógico dos estudantes dos primeiros períodos dos cursos integrados, subsequentes e graduação. “No entanto a proposta do PARTIU IF visa preparar os estudantes antes do ingresso no ensino integrado, nesse sentido minha expectativa é positiva pois o déficit dos estudantes oriundos das escolas públicas (público alvo do PARTIU IF) é muito grande e um programa como esse traz uma perspectiva de avanço desse público que já sonha em estudar em nossa instituição”, disse.
Para ele, o sentimento, enquanto docente de participar do PARTIU IF vai na direção do engajamento e da perspectiva de que é necessário incluir todos. “Minha ação enquanto professor precisa ser abrangente e acolher a todos os estudantes que estiverem dispostos a evoluir”, revelou.
Não há dúvidas de que a educação é o pilar de uma sociedade mais justa e inclusiva e os profissionais do programa Partiu IF têm isso como lema. “Há muitas pessoas necessitando de esperança e de serem tratadas com respeito, cuidado e dignidade. Isso é essencial para todo ser humano. E a Educação Pública de boa qualidade é fundamental para a transformação social. É o que pretendemos fazer no Partiu IF”, concluiu Karen Gomes.
Redes Sociais