Página inicial > Últimas Notícias > Extensão e Cultura > Terceira turma do Curso de Português como Língua Adicional atrai imigrantes e refugiados de nove nacionalidades
acolhimento

Criado: Sexta, 22 de Março de 2024, 09h51

Crescimento da demanda ocorreu após a parceria firmada coAula inaugural PLA 2024 1m a Polícia Federal

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) ofertou a terceira turma do curso de Português como Língua Adicional (PLA), que alcançou imigrantes e refugiados de países como Afeganistão, Tunísia, Venezuela, Rússia e Cuba. Esta edição disponibilizou 20 vagas e atraiu 28 candidatos, aumento que é resultado da colaboração recente com a Polícia Federal. O curso teve início no primeiro semestre de 2023, como parte de um programa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Segundo Frederico Chaves Sampaio Júnior, Assessor de Relações Internacionais do IFS e professor do curso, o PLA tem se mostrado uma ferramenta importante para estrangeiros e refugiados no estado de Sergipe. “A capacitação contribui não apenas com a aprendizagem da língua, mas também com a integração cultural. A procura pelo curso tem aumentado consideravelmente, evidenciando o interesse dos participantes em prosseguir com seus estudos e de seus familiares”, explica Frederico.

A carga horária da capacitação compreende 250 horas ao longo de cinco meses e alterna atividades síncronas e assíncronas, de modo que o acesso dos participantes independa da sua localização. As aulas acontecem a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado pela Rede, durante as quais também são reservados momentos para realização de atividades e esclarecimento de dúvidas.

AchrafO aluno tunisiano Achraf Challouf aponta que, por meio do PLA, teve a oportunidade de conhecer melhor a cultura brasileira e aprender a língua para comunicação. Ele ressalta a dificuldade que se impõe para um estrangeiro que vive em um país no qual não se domina o idioma. “Tudo fica mais complicado e com esse projeto me senti acolhido e respeitado. Essa integração começou desde o momento que pedi informação até a conclusão do curso”, explica Challouf, que ainda destaca a disponibilidade da equipe para ajudar em qualquer quesito referente ao curso. “Não tenho palavras para descrever a minha satisfação e alegria. Muito obrigado a todos que fizeram e fazem esse projeto acontecer”.