Página inicial > Últimas Notícias > Extensão e Cultura > Parcerias esportivas prometem incentivar inclusão e avanço educacional

Parcerias esportivas prometem incentivar inclusão e avanço educacional

Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 10h04

3Acordos foram firmados com a Federação de Tênis de Mesa e a Associação Luz do Sol

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) recebeu ontem, 22, integrantes da Fundação de Tênis de Mesa e da Associação Luz do Sol, organizações sergipanas ligadas à cultura e ao esporte. O encontro teve como finalidade fechar parcerias com as entidades para a oferta de novas modalidades de esporte, cultura e lazer através de editais que serão viabilizados em abril pela Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex). O objetivo da ação é fomentar a importância do elo entre educação e atividades que proporcionam bem-estar e inclusão no ambiente educacional.

1O presidente da Federação de Tênis de Mesa em Sergipe, Guido Borges, assinou parceria com o IFS que propõe a massificação e ativação do tênis de mesa para os estudantes e servidores de todos os campi do instituto. De acordo com Borges, a ampliação do público praticante da modalidade esportiva da qual é representante será um dos pontos mais importantes da união. “A academia sergipana de tênis de mesa também estará de portas abertas para os alunos. Aos sábados, a cada 15 dias, serão realizadas aulas experimentais gratuitamente”, informa.

2Outro grande passo em prol do envolvimento cultural dos estudantes em iniciativas inclusivas foi a implementação da parceria com a associação Luz do Sol, que é vinculada à companhia de dança Loucurarte. A associação busca promover a Dança Esportiva em Cadeiras de Rodas e, dessa forma, permitir inclusão social através do esporte. “Trabalhar dentro das instituições de ensino sempre foi uma das nossas principais metas. Nosso intuito é manter o foco educacional na cultura e esporte inclusivo e propagar ainda mais a dança para as pessoas com deficiência”, diz Ronny Lima, diretor do grupo. A participação nessa modalidade é aberta também ao público externo.

Retrospecto

Não é a primeira vez que o IFS apoia atividades esportivas inclusivas. Em dezembro de 2017, por exemplo, a instituição fechou acordo de concessão da sua quadra poliesportiva, que fica localizada no Campus Aracaju, com o Centro Integrado de Esporte Paratleta (CIEP) para realização da Copa do Brasil de Paravolei. O campeonato ocorreu entre os dias 7 e 10 de dezembro e reuniu dezenas de equipes de todo o Brasil para disputar as partidas de vôlei sentado.