Página inicial > Últimas Notícias > Ensino > Alunas do Mulheres Mil visitam sede da Embrapa em Aracaju
Capacitação no Campo

Alunas do Mulheres Mil visitam sede da Embrapa em Aracaju

Criado: Terça, 07 de Mai de 2024, 08h58

1A ação teve como objetivo expandir habilidades agrícolas com visitas técnicas e interativas

Na última quinta-feira, 02, a aula do curso de Administrador de Empreendimentos Florestais de Base Comunitária foi diferente em diversos aspectos. As alunas do curso, que integram o Programa Mulheres Mil/IFS/PRONATEC em São Domingos, realizaram uma visita técnica à Embrapa Tabuleiros Costeiros, na unidade administrativa de pesquisa ecorregional, e ao Parque Governador Augusto Franco, ambos localizados em Aracaju.

Como parte do processo de inclusão, educação e empoderamento feminino, o curso em questão é composto por mulheres que, em sua maioria, são lavradoras e donas de casa. O que evidencia a agricultura como um dos principais meios de subsistência da população do município. Logo, a capacitação profissional do Mulheres Mil vem para promover o desenvolvimento dessas mulheres, suas famílias e sociedade.

Durante o curso as alunas têm aprendido sobre o manejo e conservação dos recursos naturais, além de tópicos de gestão de empreendimentos florestais. De acordo com a professora Andrea Dantas, muitas estudantes compartilharam, ao longo das aulas, que desconheciam os motivos de algumas plantações não crescerem, ou não produzirem frutos de qualidade, bem como sobre o desenvolvimento de pragas que atacavam a lavoura comprometendo a colheita.

“O trabalho de campo possibilitou o aprendizado sobre recursos para controle de pragas, melhoramento do solo para plantio e tecnologias existentes para aplicar na produção agrícola, no que se refere ao melhoramento genético da planta para uma produção com mais qualidade e numa maior escala. E a Embrapa oferece ferramentas para lidar com esse tipo de dificuldade no manejo com a agricultura”, explicou a docente.

Na visita a Embrapa Tabuleiros Costeiros, as alunas conheceram os laboratórios de Cultura de Tecidos, Biologia Molecular e Entomologia. O intuito da visita foi mostrar o trabalho da Embrapa no que se refere à produção agrícola. Uma vez que a maioria das alunas trabalha na lavoura com plantação de mandioca.

Parque da Sementeira

2Ainda durante a visita técnica, as estudantes puderam conferir de perto a prática do trabalho com as mudas para reflorestamento e o papel da arborização das cidades no Parque Governador Augusto Franco. Com a passagem pela Sementeira, como é mais conhecido o local, as alunas aprenderam o papel das árvores na diminuição da poluição nas cidades urbanas, já que as árvores absorvem os gases poluentes e devolvem em oxigênio. Além de outras vantagens sobre o reflorestamento para a manutenção da vida na terra.

Segundo a professora Andrea, ainda foi visitado o apiário - conjunto de colmeias utilizadas para criação de abelhas, e lá as Mulheres Mil ouviram sobre a importância das abelhas para o reflorestamento e a reprodução das plantas. “A visita foi muito importante para que elas pudessem conhecer o trabalho das abelhas, para que haja uma conscientização e consequentemente a proteção desses pequenos animais”, relatou.

Parceria

A visita à Embrapa e ao Parque da Sementeira foi possível graças a parceria entre o IFS e a Prefeitura de São Domingos, através das secretarias municipais de Ação Social e Educação, que têm viabilizado a estrutura física para a realização das aulas do curso.