Página inicial > Últimas Notícias > Ensino > Reitor recebe para homenagem professores de Engenharia Civil

Reitor recebe para homenagem professores de Engenharia Civil

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 14 de Janeiro de 2016, 16h12 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
homenagem eng civilO curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju recebeu do Ministério da Educação (Mec) nota que o posicionou como o melhor de Sergipe e o 7º do Brasil. Em virtude da expressiva conquista, o reitor Ailton Ribeiro de Oliveira recebeu ontem, 13, na sala de reuniões da Reitoria, os professores do curso para cumprimentá-los pelo brilhante resultado e também pelo trabalho de excelência desenvolvido ao longo do tempo.

O reitor Ailton Ribeiro ressalta que a conquista do bacharelado em Engenharia Civil é um orgulho para todos os que fazem o IFS e para os sergipanos e constata que o mérito da vitória vem do conjunto das ações juntamente com a dedicação da equipe. Além das contribuições individuais, o reitor enfatiza a importância dos investimentos realizados pela atual gestão para a coroação do curso. Entre os feitos destacados, está o emprego de cerca de R$ 100 milhões em construções, laboratórios, transportes, internet e biblioteca, bem como importantes avanços acadêmicos - como a implantação do Mestrado Profissional em Gestão de Turismo e a oferta de vagas no de Gestão Pública.

"Em 2010 nós fizemos um diagnóstico da situação e investimos maciçamente em diversas áreas. No programa de Bolsa Qualificação foram aplicados mais de R$ 2,6 milhões. O IFS também aplicou cerca de R$ 9 milhões às Bolsas de Pesquisas para os alunos. Ofertamos dezenas de auxílios e investimos em iniciação científica para que os estudantes pudessem aprimorar seus conhecimentos junto aos nossos doutores, além de concedermos ajudas financeiras como incentivo à permanência e à conclusão de curso. Além disso, nossos discentes possuem seguro de vida e têm à disposição uma academia de ginástica, que também está à disposição de toda a comunidade acadêmica. Tudo isso contribui para diminuir a evasão escolar. Na área de Registro de Propriedades Intelectuais, já são 18 patentes, 9 softwares e 17 marcas", revela com entusiasmo o reitor.

Todos esses investimentos foram feitos em áreas cruciais para o desempenho do Instituto e dos estudantes. As bibliotecas, em especial, têm grande destaque nessa conquista, uma vez que foram destinados mais de R$ 2,2 milhões no acervo bibliográfico, além da profissionalização do quadro, hoje composto por 31 técnicos com formação específica. São disponibilizados à comunidade acadêmica mais de 55 mil exemplares de livros, 117 mil e-books e 37 mil títulos no site de Periódicos da Capes. O IFS possui ainda uma editora própria, a EdIFS, com a qual é possível materializar os trabalhos acadêmicos e pesquisas científicas dos servidores do Instituto por meio de livros e revistas. A editora foi lançada em dezembro de 2015 e já tem 10 livros publicados.

Pró-reitores

Estiveram presentes na reunião os Pró-reitores de Ensino, Alberto Aciole Bonfim, e Pesquisa e Extensão, Ruth Sales. Aciole explicou que o brilhante trabalho de preparação prévia feito pelo IFS permitiu que fosse antecipado o que seria avaliado in loco pelo Mec. "Depois que a visita dos examinadores terminou, nós já tínhamos ideia da nota que obteríamos". Ruth Sales ressaltou que os números apresentados pelo reitor Ailton Ribeiro são a somatória das ações empreendidas. "Vejo um IFS forte. Essa vitória é a soma de pessoas que pensam de forma diferente. É assim que avançamos".

A conquista

O presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Leopoldo Ramos, comenta que não se surpreendeu com a conquista do curso de Engenharia Civil perante o Mec. "A nota quatro é reflexo de muito trabalho prévio dos corpos administrativo e docente", explica Ramos, lembrando também que o bom conceito é resultado de um trabalho em equipe de gestores, professores e alunos, sem esquecer o apoio da Reitoria aos trabalhos desenvolvidos pela CPA.
Opiniões semelhantes à de Leopoldo Ramos tiveram a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Adriana Virginia Santana Melo, e o gerente de graduação do Campus Aracaju, Euller Wagner Freitas Santos. Eles reafirmaram a formação de excelência obtida pelos estudantes ao longo dos cinco anos de curso e apontaram como desafio futuro manter-se no topo e melhorar ainda mais a qualidade acadêmica.