Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ensino > Gestores do ensino debatem como melhorar os resultados institucionais em avaliações
Início do conteúdo da página
ENSINO

Gestores do ensino debatem como melhorar os resultados institucionais em avaliações

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 11h46

2Encontro foi promovido pelo setor responsável pela autoavaliação educativa, a CPA, e tratou dos aspectos práticos da gestão diante dos novos instrumentos de avaliação

Em 2004, o Governo Federal publicou a lei que criava o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nele, está previsto que as instituições melhorem os seus indicadores através dos resultados obtidos em processos de autoavaliação – a responsável por efetivar a normativa nas organizações, públicas ou privadas, ligadas à educação é a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA). Neste mês, o setor reuniu coordenadores de cursos superiores, gerentes e diretores de ensino do Instituto Federal de Sergipe (IFS) para debater os aspectos práticos das áreas ligadas ao ensino frente aos novos instrumentos de avaliação.

3Durante o encontro, os gestores foram apresentados às novas formas de avaliação do Ministério da Educação (MEC). A partir de agora, os membros do órgão do Governo Federal vão chegar ao conceito da instituição através do confrontamento da realidade apresentada nos documentos com a observada pelos próprios examinadores. “Eles farão uma comparação analítica, a qual prevê também entrevistas com os alunos para saber se as expectativas deles estão sendo atendidas”, explica Leopoldo Ramos, presidente da CPA do IFS.

Participação  

Além da CPA, o evento teve a participação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) através da Procuradoria Educacional Institucional (PEI), que é outro setor que, junto com a CPA, realiza a interface com o MEC durante as avaliações institucionais. Durante o encontro, foram detalhados os novos instrumentos de avaliação, bem como tratados com os docentes as experiências na gestão e as particularidades de cada coordenação de curso.

O presidente da CPA, Leopoldo Ramos, explica que a realização de encontros periódicos com os principais gestores da educação superior no IFS tem como foco esclarecer o papel da CPA e da PEI na avaliação de cursos e conscientizar acerca da cultura de autoavaliação. “Buscamos mostrar a intenção e a importância de estabelecer uma gestão democrática e participativa”, aponta Leopoldo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57