Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Membros do NIT/IFS participam de evento sobre indicação geográfica
INOVAÇÃO

Membros do NIT/IFS participam de evento sobre indicação geográfica

Escrito por NAJARA LIMA | Criado: Quinta, 27 de Outubro de 2016, 10h03 | Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2016, 10h03 | Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2016, 10h22

Nos dias 19 e 20 de outubro, as professoras Geovânia Dantas e Jânia Reis, membros do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal de Sergipe (IFS), ministraram palestra no 1º Simpósio Nacional de Indicação Geográfica (SINIG). O evento, que aconteceu na Universidade Federal de Sergipe (UFS), discutiu a indicação geográfica em Sergipe e no Brasil.

As docentes Geovânia e Jânia integraram as mesas-redondas ‘A IG no estado de Sergipe’ e ‘Desafios e Perspectivas na Obtenção da IG’, respectivamente. Na ocasião, discutiu-se a importância da indicação geográfica para o desenvolvimento social, econômico e ambiental de Sergipe; para a proteção do patrimônio cultural imaterial; e para reconhecimento de locais geográficos potenciais como IG no estado.

Segundo as docentes, o suporte oferecido pelo NIT/IFS via projetos de pesquisa e extensão pode ajudar a contornar as limitações econômicas e culturais enfrentadas por pequenos produtores. A partir desse apoio, essas pessoas obterão informações a respeito da importância do reconhecimento de suas regiões como IG; da proteção por este signo distintivo; além do suporte quanto à manutenção das características registradas dos produtos ou serviços prestados.

Simpósio

O evento foi organizado pelos alunos do Programa de Ciências da Propriedade Intelectual (PPGPI/UFS). O público-alvo do simpósio foi composto por alunos, professores e pesquisadores de instituições de ensino superior com interesse em ações relacionadas ao registro de propriedade intelectual.