Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Mais de 100 colaboradores do IFS recebem Treinamento de Brigada de Incêndio
EXIGÊNCIA LEGAL

Mais de 100 colaboradores do IFS recebem Treinamento de Brigada de Incêndio

Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 17h26

treinamento de brigada de incêndioObjetivo da atividade é o de orientar sobre como proceder diante da ocorrência de incêndios nas dependências da instituição

Cento e vinte pessoas, entre colaboradores e servidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS), estão participando até o próximo dia 28 de setembro do Treinamento de Brigada de Incêndio. A parte teórica está sendo realizada nas dependências do Centro de Pós-graduação do IFS, enquanto que as atividades práticas acontecem em uma Base de Treinamento de Brigada no povoado Areia Branca. A capacitação tem o objetivo de orientar sobre como proceder diante da ocorrência de incêndios nas dependências da instituição.

treinamento de brigada de incêndioOs treinamentos iniciaram segunda, 24, com os servidores dos campi Socorro, Tobias Barreto e Reitoria. Ontem, 25, foi a vez dos servidores do Campus Aracaju. Hoje, 26, representantes dos campi Itabaiana, Propriá e São Cristóvão fizeram o treinamento. Amanhã, 28, o curso finaliza com a turma composta pelos servidores dos campi Estância, Glória e Lagarto. Cada turma foi composta por 30 pessoas.

Dentre os participantes, muitos pontuaram a importância do treinamento. “O curso foi de grande valia não só para uso profissional, mas no âmbito pessoal.  Foram passadas informações teóricas que abordaram temas como prevenção de incêndio, tipos de extintores e primeiros socorros”, explica Revson Donato Pinto, assistente em administração do Campus Socorro, que avalia como ponto alto da iniciativa a atividade prática envolvendo toda a parte teórica aplicada no primeiro momento.

Exigência

Durante o curso, os participantes foram capacitados para tornarem-se brigadistas e para atuarem no combate ao princípio de incêndio, a conduzirem corretamente o abandono de área e a prestarem os primeiros socorros. “O Treinamento de Brigada de Incêndio, além de ser necessário para cumprir com as exigências normativas, proporciona ao profissional conhecimento necessário para saber o que fazer e como se comportar em uma emergência, seja ela de princípios de incêndio ou em ações de primeiros socorros”, pontuou o Tenente Mesquita, instrutor da capacitação.

O Treinamento de Brigada de Incêndio contempla uma série de conceitos fundamentais para a segurança, como o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em todas as situações, a relevância da prevenção e como executá-la, como avaliar os extintores e mecanismos corta-fogo, bem como as instalações elétricas e outros riscos. Já no plano de emergência contra incêndio, são especificadas as ações necessárias no caso de os riscos se tornarem concretos. "Esse treinamento representa um marco para cultura de segurança da instituição", ressalta Allan Charles Marques de Carvalho, engenheiro de Segurança do Trabalho do IFS.