Página inicial > Últimas Notícias > Inovação > IFS integra ranking das instituições que mais patentearam em 2015

IFS integra ranking das instituições que mais patentearam em 2015

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2016, 08h59 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
patentesCiente da importância da contribuição que uma instituição de ensino pode oferecer no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) tem desenvolvido uma política de incentivo a iniciativas inovadoras, através da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), e obtendo muitos resultados positivos. Prova disso é que, no Ranking dos Depositantes Residentes de Patentes de Invenção 2015, divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), o instituto ocupa o 38º lugar, com 10 patentes depositadas no ano.

Com a finalidade de estimular o desenvolvimento dessas iniciativas inovadoras no IFS, a Propex tem realizado ampla divulgação, através de folders, cartazes, oferta de cursos e portfólio, da produção de propriedades intelectuais, como depósitos de patentes, registros de software, marcas, modelos de utilidade, desenho industrial, indicações geográficas e proteção de cultivares.

É importante ressaltar que apenas dois IFs da Rede Federal integraram esse ranking: o IFS, primeiro colocado da rede, e o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O destaque alcançado pelo instituto é resultado de uma série de ações de estímulo à pesquisa e inovação, alavancadas após 2010, quando a instituição consolidou o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFS, criado em 2008.
No ano de 2015, o núcleo foi coordenado pela pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, e pelos servidores voluntários Davi Caldas, Jane Velma Brito, Jânia Reis, José Aprígio Carneiro, Luiz Alberto Cardoso, Geovânia Dantas, Maria José de Castro, Marcus Aurelius de Oliveira, Mônica Lanza, Roberto Macena, Renata Morais, Sheilla Costa e Sheyla Alves, responsáveis pela gestão da política de inovação tecnológica e de proteção ao conhecimento gerada no IFS. Atualmente, o NIT é coordenado pela professora Renata Morais.

Relatório

O relatório apresenta, além da listagem com o ranking dos 50 maiores depositantes residentes, uma agregação dos dados considerando a natureza do depositante: empresas de médio e grande porte; instituições de ensino e pesquisa e governo; microempreendedor individual, microempresa e empresa de pequeno porte; associações e sociedades de intuito não econômico; pessoas físicas e cooperativas. Também é apresentada uma agregação dos dados pelos estados da federação, com ênfase nos cinco estados com mais pedidos no ranking.

A Whirlpool S.A. lidera o ranking de patentes de invenção, a despeito da predominância nas primeiras posições das instituições de ensino e pesquisa e governo. A empresa também lidera o ranking de modelos de utilidade. No ranking de marcas, destacam-se as empresas de comunicação, com a Globodata na primeira posição.

O ranking de desenho industrial apresenta a Grendene S.A. na primeira posição. No de programas de computador, a primeira posição é ocupada pela Fundação CPQD e, no de contratos de tecnologia, a Petrobras. O ranking de indicações geográficas apresenta, na primeira posição, a Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná.

Confira o ranking completo.