Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inovação > Desafio busca aumentar participação de mulheres no desenvolvimento de tecnologias
Início do conteúdo da página
EMPODERAMENTO

Desafio busca aumentar participação de mulheres no desenvolvimento de tecnologias

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 16h34

2tecIdeia é inspirar garotas a se tornarem inventoras. Em 7 anos de existência, foram mais de 3 mil participantes no Brasil e 15 mil em 100 países

Pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 58% dos consumidores de tecnologias brasileiros são mulheres. Apesar de serem maioria na utilização, elas ainda veem os homens dominarem o mercado de criação de inovações tecnológicas – dos mais de 4 mil membros da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), cerca de 19% são do sexo feminino, apenas. Com o objetivo de diminuir essa disparidade, em 2011 foi criada a Technovation Challenge, um desafio internacional para meninas entre 10 a 18 anos que propõe a criação de um aplicativo que solucione um problema real. No último sábado, 24, foi realizado no Instituto Federal de Sergipe (IFS) um curso sobre o App Inventor, programa que será a base para o desenvolvimento das aplicações. No total, 15 garotas participaram do treinamento.

Em 7 anos de realização, o Technovation Challenge já contou com a participação de mais de 3 mil brasileiras. Neste ano, o programa é coordenado, no Brasil, pelo Instituto Paramitas e conta com a participação de educadores do IFS. Um deles é o professor Danilo Lemos Batista, que foi o facilitador da oficina sobre o App Inventor. “Nós temos apoiado ações do Technovation desde 2015. Neste ano, continuamos dando suporte com oficinas e orientando mentoras e equipes”, diz o docente, que é vinculado ao grupo de pesquisa em Matemática Aplicada à Visão Computacional (Mavicom) e coordena o Laboratório de Ensino da Matemática, do Campus Aracaju.

Participação

3tecAté o dia 7 de março, as garotas interessadas em tecnologia podem formar um time com 5 membros e 1 mentor. Após efetuar a inscrição do grupo, as jovens devem começar a desenvolver um projeto com base no currículo 2018 do Technovation Challenge – é necessário completar semanalmente as atividades propostas em equipe sob orientação do mentor. As finalistas viajam para o Vale do Silício para apresentar seus aplicativos e planos de negócios para investidores na final mundial e concorrem a prêmios, sendo o maior deles no valor de US$ 15 mil. A iniciativa conta com apoio de instituições como a Fundação Lemann, a Unesco e o Instituto Ayrton Senna.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57