Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > I Ciclo de Cursos de Férias será realizado em Janeiro no Campus Tobias Barreto
Tobias Barreto

I Ciclo de Cursos de Férias será realizado em Janeiro no Campus Tobias Barreto

Criado: Terça, 10 de Dezembro de 2019, 10h06 | Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2019, 10h06 | Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2019, 10h12

Serão ofertados minicursos sobre produtividade e comunicação pessoal, introdução a Libras e introdução aos f4f6fcestudos feministas

Mesmo durante o período de férias, no mês de Janeiro de 2020 estudantes e servidores do Instituto Federal de Sergipe – Campus Tobias Barreto poderão estudar. Essa é a proposta do I Ciclo de Cursos de Férias do IFS Tobias Barreto desenvolvido pela Professora Mestre Cleide Ane Barbosa em parceira com outras servidoras do Campus. Cleide conta que a ideia de promover esses cursos fora do período letivo partiu de uma demanda dos próprios estudantes. “Eles tem buscado atividades para se qualificar e isso permitiu que pudéssemos montar uma grade de cursos interessantes que traremos para eles e com direito a certificação”, explica a professora que atua no curso Técnico em Comércio.

cartaz cursos de fériasO evento acontecerá durante duas semanas do mês de janeiro em uma programação com 3 minicursos em dias e horários variados permitindo que o público participe de mais de um curso. Entre os dias 07 a 09 de janeiro Cleide Ane ministrará o minicurso “Produtividade e Comunicação Pessoal” em duas turmas das 14h às 17h e das 19h às 22h. Cleide explica que a escolha desse tema se deu a partir de suas observações em sala de aula. “Percebi a dificuldade que alguns dos meus alunos têm de apresentar trabalhos e organizar o tempo. O curso trará conteúdos sobre como organizar as tarefas e ferramentas e dinâmicas para melhorar a oratória”, explica.

Outro minicurso ofertado será o de Introdução a Libras, ministrado pela interprete Maisa Viana, que apesar de já ofertar outro curso de Libras no Campus, voltado apenas para alunos e servidores, a procura da comunidade externa a motivou a ofertar a esse público a oportunidade. Entre os dias 13 e 17 de janeiro o minicurso ofertado será “Desmistificando Conceitos: uma introdução aos movimentos feministas”, ministrado pela jornalista e pesquisadora do tema Alice Santos. A ideia desse curso também partiu de uma vontade das estudantes do Campus que em outras atividades de extensão externaram o desejo de se aprofundar nesses estudos.

A desenvolvedora do projeto conta que pretende continuar com os Ciclos de Cursos de Férias pois este alinha a aproximação da comunidade com a aplicação dos conhecimentos dos servidores técnicos. “Quero continuar o projeto para que todos os técnicos que tenham interesse em criar um curso possam ofertar nas férias, ampliando o networking da Instituição com a comunidade de Tobias Barreto, bem como mostrar que nossos servidores têm diferentes qualificações que podem contribuir com a população local”, explica Cleide Ane.

Para conferir a programação completa e realizar a inscrição é só acessar o endereço: http://publicacoes.ifs.edu.br/index.php/eventos. Todos os cursos estão abertos para alunos, servidores e comunidade.