Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Cerca de 700 alunos do campus Aracaju estão inscritos na OBMEP
MATEMÁTICA

Cerca de 700 alunos do campus Aracaju estão inscritos na OBMEP

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quarta, 25 de Mai de 2022, 11h37 | Publicado: Quarta, 25 de Mai de 2022, 11h37 | Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2022, 11h43

Estudantes de curso técnico integrado ao ensino médico, com matrícula ativa em 2022, poderão participar da olimpíada

OBMEP17 info materia siteTodos os alunos dos cursos técnicos, integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, estão inscritos na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e poderão participar da competição, basta comparecer no dia, horário e local da prova que será aplicada no dia 7 de junho, das 14h às 16h30, no IFS. O evento é gratuito. De acordo com o coordenador local, professor José Hélio Barbosa Junior, da Coordenadoria de Licenciatura em Matemática (Colima), as salas serão definidas e divulgadas posteriormente pela comissão organizadora. Os alunos do campus Aracaju estão inscritos no nível 3, categoria destinada aos estudantes matriculados em qualquer série do ensino médio. A olimpíada acontecerá em duas etapas, sendo a primeira composta por prova objetiva e a segunda por prova discursiva, cujas datas estão previstas no calendário oficial da OBMEP.

PRIMEIRA FASE

A escola será responsável pela aplicação da prova da primeira fase, que consiste em um prova objetiva, de caráter eliminatório, composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada, totalizando 20 (vinte) pontos, sendo certo que cada questão dispõe de 5 (cinco) opções de resposta (A, B, C, D e E), dentre as quais apenas uma delas é a correta.
A prova da primeira etapa é destinada a todos os alunos participantes, sendo diferenciada de acordo com o nível (1, 2 e 3). A nota não será somada com a nota da prova da segunda fase, de modo que a prova da 1ª fase não tem caráter classificatório no que se refere à premiação, servindo apenas para fins de ingresso e participação na segunda etapa.

cartaz 2022 17OBMEP redes 3SEGUNDA ETAPA

Serão classificados para a 2ª fase os alunos que obtiverem as maiores notas na prova da primeira etapa, selecionados em ordem decrescente de nota, até que se preencha o total de vagas disponível para cada escola, por cada nível. A segunda fase se caracteriza pela aplicação de prova discursiva a ser realizada pelo IMPA, de caráter classificatório, composta de 6 (seis) questões valendo até 20 (vinte) pontos cada, totalizando 120 (cento e vinte) pontos.
A prova da Segunda Fase se destina a todos os alunos participantes classificados na Primeira Fase, sendo diferenciada de acordo com o nível (1, 2 e 3), conforme descrito neste Regulamento.

Deseja saber como são as provas da 1ª e da 2ª Fase da OBMEP? Basta clicar em MATERIAL DIDÁTICO/PROVAS E SOLUÇÕES, http://homologacao.obmep.org.br/provas.htm, e tenha acesso a todas as provas já realizadas pela OBMEP. Também é possível acessar as soluções das provas e os vídeos com professores gabaritados detalhando as soluções. As questões propostas nas provas apresentam conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e compatíveis com os respectivos níveis.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas,incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional,contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A Olimpíada é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais, e escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação, todos localizados no território brasileiro.

cartaz 2022 17OBMEP redes 2PREMIAÇÃO

OBMEP premia, separadamente, alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros, serão concedidas 6.500 medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (sendo 75 de ouro, 225 de prata e 675 de bronze) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.

Bolsas de Iniciação Científica Jr.(PIC)
Aos 10.000 (dez mil) alunos de Escolas Públicas premiados na OBMEP 2022 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em Escolas Públicas em 2020, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr -OBMEP). A participação no PIC inclui o recebimento de uma bolsa de Iniciação Científica Jr do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

* com informações da obmep.org.br