Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Elber Gama passa o comando da direção-geral para Francisco Gumes
MUDANÇA

Elber Gama passa o comando da direção-geral para Francisco Gumes

Criado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 09h11 | Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 10h12 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 10h14

O ex-diretor continuará no IFS campus Aracaju atuando na docência

ELBER 3Após oito anos de dedicação ao cargo de diretor-geral do campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (2014 - 2018 e 2018 a 2022), Elber Gama, deixa nesta segunda-feira (31) a Direção-geral e a partir de agora se dedica ao cargo de professor na instituição. Quem assume a direção-geral do campus é o professor Francisco Gumes, eleito pela comunidade nas eleições que ocorreram em 15 de junho deste ano, para o quadriênio 2022 a 2026.

Gratidão! Essa foi a mensagem deixada pelo professor Elber para a comunidade acadêmica.

Palavras de agradecimento por ocasião do encerramento do mandato de Diretor-Geral do Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe.
Prof. Me. Elber Ribeiro Gama

Antes mesmo de discorrer minhas palavras num breve histórico desse meu transcurso de aprendizagem profissional, faz-se imperioso registrar o quão honroso fora gozar da confiança de nossa comunidade acadêmica para o exercício de dois mandatos sucessivos como Diretor-Geral do Campus Aracaju.

Convicto da abnegação, dedicação, responsabilidade, respeito e profissionalismo com que busquei exercer essa sublime missão, nesse momento, profundamente agradecido, dirijo-me a todas(os) que contribuíram direta e/ou indiretamente para o enfrentamento dos desafios diários de uma Gestão Escolar. Deus, Minha família, amigos, colegas, servidores(as), colaboradores, discentes e parceiros externos. Sem vocês nenhuma conquista seria possível! Com carinho guardo e sempre guardarei cada um(a) em meu coração.

Em 25 de julho de 2014, coincidentemente dia do meu aniversário, iniciei esse ciclo em minha vida profissional no âmbito do IFS. Em meio às diversas dificuldades e desafios, quer naturais ou impostos, mantive-me firme e resiliente na busca do propósito de construirmos um Campus cada vez melhor, cada vez mais humano, onde pudéssemos estar em constante motivação para dar o melhor em nosso labor. Em 31 de outubro de 2018, fui novamente nomeado para um novo mandato, decorrente de uma excelente aprovação da comunidade acadêmica por ocasião da reeleição. A grata satisfação da renovação da confiança, acompanhada do aumento de nossa responsabilidade gerencial.

Indubitavelmente, não foi possível transpor na integralidade todos os obstáculos que encontrei, porém, conseguimos grandes conquistas e vitórias sobre a maior parte, notadamente por ombrear lado a lado com servidores(as), colaboradores(as) terceirizados(as) e corpo discente. Em meio às dificuldades orçamentárias, educacionais, tecnológicas e de infraestrutura, foi extraordinário estar irmanado com nossa comunidade acadêmica na busca de superar os desafios e provar, a despeito de qualquer ideologia, o valor inestimável da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade ofertada pelo Instituto Federal de Sergipe. Ter assumido essa empreitada junto com vocês, contribuiu, sobremaneira, para o desenvolvimento acadêmico e bem-estar da razão de ser de nossa Instituição: NOSSOS ALUNOS(AS)!

Essa constatação conduz-me à indelével assertiva de que ao longo desse caminho, dessa trajetória, para operacionalização de cada projeto, de cada ação, para o enfrentamento de cada adversidade, de cada problema, só consegui por ter encontrado nessa jornada várias pessoas de bem e do bem, que além de iluminarem meus propósitos, fortaleceram-me, trilharam juntos comigo e agregaram aprendizados e experiências à minha vida. Recebam aqui meu reconhecimento e agradecimento.

Alegro-me da convicção de que em nenhuma das minhas ações, decisões ou posicionamentos negligenciei o bem comum. Aliás, a autocrítica, a autorreflexão e a empatia foram sempre boas companheiras dessa estrada, pois grande foi e sempre será o meu compromisso com o fazer o bem. Ainda que seja comum que nossas decisões desagradem a alguém, sempre o fiz de forma técnica e respeitosa. Nunca balizado pelo querer, mas pelo que é imperioso para o interesse coletivo institucional. Assim, busquei responder com afinco, meticulosidade, determinação, altivez e à altura, todas as exigências e expectativas próprias de um Cargo de Diretor Geral de Campus.

Enfim... quero resumir minhas palavras nesse momento, valendo-me da complexidade sintética, porquanto semântica, apenas externando minha gratidão a todos(as) pela oportunidade que me fora concedida. Não consigo aqui nominar todos(as) aqueles(es) que me ajudaram, acolheram, conduziram nessa empreitada. Todavia, sei que cada um que ler essa mensagem nesse momento, sabe o quanto lhe sou grato. Muito Obrigado!

Ao Professor Francisco Gumes, companheiro que agora me sucede, desejo-lhe todo sucesso e sorte necessários ao exercício dessa honrosa missão. Coloco-me a inteira disposição para sempre contribuir no que for necessário. Aproveito para concitar-lhe a ter esperança, do verbo esperançar, plagiando Paulo Freire, na certeza inequívoca de que a luta continua e a educação resiste, porque cada um de nós que a faz, NUNCA desiste!

Encerro aqui minhas palavras, encerro aqui mais um ciclo de minha vida, feliz pelos esforços que envidei a frente da Direção Geral do Campus Aracaju, pelo bem que busquei engendrar, pelo apoio que recebi e pela certeza de que combati o bom combate, parafraseando apóstolo Paulo.

Vou agora matar a saudade de minha sala de aula, e por lá estarei sempre à inteira disposição!

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.
(Immanuel Kant)

Muito obrigado!