Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Projeto “Pais Integrados” será lançado dia 3 de maio
FAMÍLIA NA ESCOLA

Projeto “Pais Integrados” será lançado dia 3 de maio

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 10h42 | Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 10h42 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 11h36

Evento acontecerá às 16 h e reunirá pais de alunos do integrado

reuniao pais captura telaO campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da sua equipe Multidisciplinar, lançará o Projeto “Pais Integrados” que tem expectativa de fortalecer a interação com pais e responsáveis de estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI). O primeiro encontro acontecerá no dia 3 de maio, às 16h, na sala 27 J, com o tema “Meu filho: um estudante do IFS”, apresentado pela pedagoga Marize Martins.

As atividades com os pais e responsáveis pelos alunos dos seis cursos técnicos, integrados ao ensino médio, prosseguem até agosto deste ano. Ao todo, serão realizados cinco encontros com o propósito de discutir como os pais podem ser mais participativos e como eles podem trabalhar com a escola para apoiar seus filhos. Os próximos encontros ocorrerão nos dias 31 de maio, 21 de junho, 26 de julho e 30 de agosto, sempre às 16h. Nesta primeira fase, a proposta do projeto é abrir espaços de diálogo que estimule uma melhor relação família e estudante e família e escola, incentivando os pais a assumirem um papel mais ativo na educação dos filhos.

equipe multidisciplinar reuniao paisA técnica em assuntos educacionais, Janes Santos Silva, a pedagoga Marize da Silva Martins e a psicóloga Karen Gomes Leite, profissionais que atuam no projeto, destacam a importância da participação de pais e responsáveis nesses espaços. “Serão encontros mensais para discutirmos temas que tem ligação com à relação entre pais e adolescentes, incluindo desafios comuns e estratégias de enfrentamento.”, afirma Janes.

Estudos mostram que a participação dos pais na educação dos filhos está diretamente ligada a um melhor desempenho escolar dos estudantes. Quando os pais estão envolvidos na vida escolar dos filhos, eles tendem a ter uma melhor performance, menor taxa de evasão escolar e maior probabilidade de concluir o Ensino Médio com sucesso. “A educação dos filhos é uma responsabilidade compartilhada entre escola e família, visamos criar esse espaço de diálogo para estimular os pais a assumirem um papel mais ativo na educação dos filhos e a colaborarem com a escola para criar um ambiente de aprendizagem mais positivo e acolhedor.”, explica a pedagoga Marise Martins.

A psicóloga Karem Gomes lembra que o objetivo do projeto é contribuir ainda mais para o bom desempenho dos alunos, por isso a equipe Multidisciplinar espera que os pais estejam presentes nos encontros para dialogar a respeito do desenvolvimento dos filhos e criar um vínculo afetivo tanto com a escola e especialmente com os filhos.