Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Protocolo de Emergência é apresentado à comunidade acadêmica

Protocolo de Emergência é apresentado à comunidade acadêmica

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 11h56 | Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 11h56 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 12h09

Guarda Municipal detalha tipos de violência e procedimentos adotados em situações de risco

treinamento emergencia IMG 20230428 120229 175Em ação conjunta, a Direção-geral do campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe e a Guarda Municipal apresentaram nesta quinta-feira, 27, à comunidade acadêmica o Protocolo de Emergência nas Escolas, criado pela Prefeitura da capital sergipana, para orientar ações contra a violência que põe em risco estudantes e trabalhadores da educação.DSC 0018 b

O treinamento é resultado da visita realizada no dia 18 de abril pelo diretor-geral do campus, professor Francisco Luiz Gumes Lopes e a diretora de Ensino, professora Ana Paula Cavalcante de Oliveira, ao diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Lucas Alves Mendonça, para discutir medidas preventivas que ampliem ações de segurança.

O Protocolo de Emergência foi apresentado pelo coordenador da Ronda Escolar da Guarda Municipal de Aracaju, supervisor Everaldo Lopes da Silva, que esteve acompanhado pelos supervisores André Luiz Gomes de Melo e Rogério César Santos (assessor de Comunicação). Na abertura do treinamento, supervisor Lopes parabenizou a iniciativa da direção-geral e revelou que o IFS campus Aracaju é a primeira unidade de ensino a expor o protocolo de emergência à comunidade escolar.

DSC 0036 bO coordenador da Ronda Escolar detalhou as orientações que norteiam as escolas para possíveis situações que ponham em risco a comunidade escolar. Além disso, falou como devem ocorrer os procedimentos operacionais em caso de arrombamento, agressão verbal ou física, tumulto e pânico ou incidente com arma de fogo.DSC 0031 b

No protocolo, constam ainda orientações sobre o que deve ser feito após a chegada dos órgãos de segurança e quais medidas devem ser realizadas após ocorrência com arma de fogo, suicídio ou tentativa de suicídio.

JUNTOS PELA PAZ NA ESCOLA

O evento teve a presença do reitor substituto do IFS, professor Alysson Santos Barreto. Em sua fala, ele destacou que a violência nas escolas tem várias vertentes como o racismo, desrespeito, misoginia, homofobia e o bullying, e defendeu o debate a respeito dessas questões. “Aqui é um ambiente educacional, de formação do cidadão, conversar com a comunidade é uma ação para promover a paz”.

DSC 0034 b PNGO diretor-geral, professor Francisco Gumes, lembrou que o Campus Aracaju tem protocolos internos, especialmente para entrar na instituição, e revelou a vontade de iniciar, em 2024, a instalação de um sistema de segurança. O evento reuniu servidores (professores e técnicos-administrativos), colaboradores, estudantes e gestores.