Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Projeto orientará alunos para escolha profissional
OPORTUNIDADE

Projeto orientará alunos para escolha profissional

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 08 de Mai de 2023, 11h57 | Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2023, 11h57 | Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2023, 11h58

Inscrições gratuitas estão abertas até 14 de maio para preenchimento de 60 vagas

DSC 0987 1200pxSegundo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) cerca de 56% dos estudantes brasileiros do ensino superior abandonam ou trocam o curso no meio da formação. Observando esse dado, é possível entender a proposta de intervenção do Projeto Escolhas que será lançado no dia 15 de maio no Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, para ajudar alunos dos cursos técnicos, integrados ao ensino médio, no que se refere à escolha profissional.

As inscrições gratuitas para participar do projeto de orientação profissional estão abertas até 14 de maio, por meio do preenchimento de um formulário https://forms.gle/no5QSsEi2rMyMGZo7. São ofertadas 60 vagas para estudantes do integrado do IFS campus Aracaju. Esta ação é proposta em três encontros. Como fazer uma escolha profissional num mundo em constante mudança é o primeiro tema a ser tratado pela técnica em assuntos educacionais Janes Santos Silva e a psicóloga Fabiana de Oliveira Lobão, coordenadoras do projeto.050523 janes fabiana

Você conhece seus talentos e habilidades? será o segundo tema do encontro que acontecerá no 22 de maio, com Janes Silva e Fabiana Lobão. Já no dia 29 de maio o coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), professor Danilo Lemos Batista, abordará com os estudantes o impacto das inteligências artificiais nas escolas profissionais.

O objetivo é que esta proposta de intervenção ajude os adolescentes a explorar suas opções vocacionais e a tomar decisões informadas sobre sua educação e carreira. ”Entendemos que é importante que nossos estudantes tenham conhecimento sobre as diferentes opções de carreiras disponíveis para eles. E que, além disso, sejam capazes de reconhecer suas habilidades pessoais, entender as diferentes opções que poderão seguir e tomar decisões baseados em informações orientadas”, afirma Janes.

A psicóloga Fabiana Lobão espera que os estudantes tenham a oportunidade de pensar e dialogar sobre seus estudos futuros e carreiras, no intuito de reduzir o estresse que eles possam vir a sentir com as incertezas das escolhas profissionais. “Este projeto pretende fornecer aos discentes orientações sobre suas escolhas profissionais e tem como objetivo oferecer sugestões, ideias e ferramentas para que os estudantes criem um senso de propósito e direção a fim de se prepararem para tomar decisões mais conscientes acerca de que caminho seguir no futuro”.

As coordenadoras do projeto querem refletir com os estudantes sobre a necessidade de auto conhecimento para descobrir suas potencialidades, apresentar ferramentas que possibilitem a descoberta das forças pessoais e trazer aos adolescentes uma compreensão mais clara das diferentes opções de carreira disponíveis e como elas se relacionam com suas habilidades e interesses