Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Acadêmicos de Matemática usam o surfe como ferramenta de ensino
NA ONDA

Acadêmicos de Matemática usam o surfe como ferramenta de ensino

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quarta, 10 de Mai de 2023, 12h28 | Publicado: Quarta, 10 de Mai de 2023, 12h28 | Última atualização em Quarta, 10 de Mai de 2023, 12h44

Projeto iniciado em abril deste ano realizou no último sábado a sua segunda atividade com alunos do ensino fundamental

surf matematica 03Não é novidade que a disciplina matemática assusta alguns estudantes. Mas não precisa ser assim! Acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, provam que é possível aprender a matéria de maneira divertida, trocando sala por aula na praia, lápis e papel por prancha. Na manhã do último sábado (6), 20 alunos do  8º e 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual João Batista Nascimento, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, região metropolitana de Aracaju, participaram de uma experiência pedagógica inédita com os estudantes do IFS.surf matematica 06

Com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, por meio de dois guarda-vidas, e de instrutores voluntários de surf, membros do Projeto Onda do Bem, os acadêmicos Ana Sara de Jesus Pinheiro, Andréa Carla Guimarães dos Santos, Andrezza Carla Guimarães dos Santos e Jailson Santos Alexandre, realizaram uma atividade na Praia da Costa, situada na Barra dos Coqueiros, distante 9km da capital. A ação faz parte do projeto voluntário de extensão “Surfematemática”: o IFS na comunidade”, coordenado pelo professor mestre Davy Christian Souza Cardoso, da coordenadoria de Licenciatura em Matemática (Colima) do campus Aracaju.

Antes de mergulharem nas ondas, os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental vivenciaram uma atividade diferente, em que aprenderam vários conceitos surf matematica 04matemáticos. De acordo com o professor Davy Christian, o objetivo é  desenvolver em espaços não escolares alternativas para uma prática educacional que vise o desenvolvimento integral do ser e  que potencializem a relação entre ensino, aprendizagem e o bem-estar social, e assim contribuindo com a formação dos discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do IFS. “como a matemática é uma ciência abstrata e suas aplicações nem sempre são práticas, por surf matematica 01meio do desafio de trabalhar conceitos matemáticos a partir da prática surfe, esta atividade poderá contribuir satisfatoriamente ao seguinte problema de pesquisa: Um processo de ensino e aprendizagem será mais efetivo e prazeroso quando for através de uma abordagem lúdica focada em interesses dos envolvidos? ”.

O PROJETO

Esta é a segunda atividade do projeto. A primeira ação externa aconteceu em 15 de abril deste ano, também na Praia da Costa, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e do Projeto Onda do Bem , e a participação dos discentes do  Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Aracaju do IFS. Para participar, não necessita de inscrição, sendo aberta à comunidade, porém, nas duas primeiras práticas do projeto, dias 15 de abril e 6 de maio, os estudantes foram  selecionados por sorteio, realizado pela professora  do Colégio Estadual João Batista Nascimento. Andréa Carla Guimarães dos Santos.surf matematica 08

"Surfematemática: o IFS na comunidade" foi aprovado em 2022, por meio de edital da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Sergipe e tem o apoio da Direção-geral do Campus Aracaju. O projeto conta ainda com a participação de Daniel Carvalho dos Santos, Fábio Oliveira Soares da Silva, Luan Gabriel Barroso Santos e Yuri Rodrigues da Silva, discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Aracaju do IFS.

surf matematica 02  surf matematica 07  surf matematica 05