Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Campus Aracaju terá 37 alunos na 1ª etapa teórica da OBR
ROBÓTICA

Campus Aracaju terá 37 alunos na 1ª etapa teórica da OBR

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 13 de Junho de 2023, 09h45 | Publicado: Terça, 13 de Junho de 2023, 09h45 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 10h22

Prova acontecerá nesta quinta-feira, 15, no pavilhão de eletrônica

obr teorica 2019 DSC 0990 bTrinta e sete estudantes dos cursos integrados do Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju, participarão nesta quinta-feira, 15, da 1ª Etapa Teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica. A prova tem duração de quatro horas e acontecerá às 14h no pavilhão de eletrônica, laboratório 33 do IFS. O grupo concorrerá no nível 5, destinado aos alunos regularmente matriculados em qualquer ano do ensino médio ou técnico. A OBR possui duas modalidades: prática e teórica, que procuram adequar-se tanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional quanto ao público que nunca viu robótica. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

Tradicionalmente, os alunos do campus Aracaju têm um bom desempenho na OBR, ocupando posições de destaque nas modalidades teórica e prática, com direito a medalhas e certificados de menção honrosa. Em 2020, por exemplo, após competir com 92 equipes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, a equipe Renegade, formada pelos alunos do 3º ano do curso técnico em Eletrônica, integrado ao ensino médio, Erberte Lucas Ferreira Silva, Michael Alves dos Santos e Danilo Santos Ribeiro, conquistou a medalha de prata na categoria prática por simulação, nível 2, representando de maneira excelente o IFS e o estado de Sergipe. Em 2019, o aluno Claudio Valdez Ribeiro (17), do 2º ano do curso técnico integrado em Eletrônica conquistou medalha de ouro e o aluno Gabriel Arthur Silva dos Santos, do 3º ano de Eletrônica, ganhou medalha de bronze.leila dani renan DSC 0354 d

A olimpíada destina-se a estudante das escolas públicas e particulares de ensino fundamental, médio ou técnico que tenham até 19 anos de idade no ano da competição. A comissão organizadora da etapa estadual é formada pelo técnico de laboratório de Eletrônica, Renan Oliveira Silva, que responde como coordenador geral e pelas professoras Leila Buarque Couto de Matos, coordenadora estadual da modalidade prática e Danyelle Mousinho Medeiros Santana, coordenadora estadual da modalidade teórica, todos servidores do IFS campus Aracaju.

A OBR é uma olimpíada científica que tem como objetivo incentivar o estudo da robótica e estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Podem participar estudantes de escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional. Em 2022, mais de 160 mil estudantes participaram da competição.

A modalidade teórica é composta por uma prova escrita que pode ser aplicada na escola do aluno ou de forma híbrida. Os estudantes concorrem à uma medalha de acordo com o seu desempenho; e alunos do ensino médio podem utilizar sua nota para concorrer às vagas olímpicas, processo onde o aluno consegue ingressar em uma universidade pública utilizando sua nota em olimpíadas cientificas, sem a necessidade de prestar vestibular. Já a modalidade prática acontece em dois formatos: presencial e virtual. No formato presencial, os alunos devem formar equipes e desenvolver um robô autônomo que deverá, durante uma prova prática, resgatar vítimas em um ambiente simulado e hostil. A modalidade presencial acontece através de competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final nacional.

A competição ocorre desde 2007 e atualmente é considerado um dos maiores eventos de robótica da América Latina. A OBR é apoiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e conta com o suporte da RoboCup Brasil, uma organização sem fins lucrativos, coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.

*com informações da OBR