Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Campus Aracaju orienta alunos da rede estadual sobre sustentabilidade
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Campus Aracaju orienta alunos da rede estadual sobre sustentabilidade

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 10h20 | Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 10h20 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 10h23

Ações aconteceram na semana dedicada ao Meio Ambiente

oficina compostagem 3Estudantes do 2º ano do ensino médio integral do Centro de Excelência Professor Paulo Freire, escola da rede estadual, localizada no bairro Industrial, zona norte da cidade, participaram, nos dias 5 e 7 de junho, no campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe de uma oficina para aprender a Classificação de resíduos sólidos, coleta seletiva, reciclagem, técnicas de compostagem e vermicompostagem e plantio de mudas para horta vertical. As atividades aconteceram nos laboratórios de Química, Alimentos, Física, Biologia e na Casa de vegetação.oficina compostagem 6

O curso foi promovido pela equipe do Projeto Vem e Composta, coordenado pela técnica de laboratório de Biologia do IFS campus Aracaju, Érika Cristina Teixeira dos Anjos Brandão, e faz parte das ações de sensibilização ambiental para conscientizar a comunidade interna e externa do IFS da importância de conservar e reaproveitar os recursos naturais de uma forma ambientalmente segura e sustentável, alertando para o problema do descarte inadequado dos resíduos sólidos e seus efeitos prejudiciais ao meio ambiente.

A atividade é resultado de uma parceria entre o IFS Aracaju e o Centro de Excelência Professor Paulo Freire. com objetivo de compartilhar a experiência que o campus tem com a reciclagem dos resíduos sólidos da cantina. O objetivo dessa cooperação é possibilitar que a escola da rede estadual desenvolva atividades semelhantes multiplicando as ações sustentáveis.

oficina compostagem 5No Centro de Excelência Professor Paulo Freire estão sendo ministrados dois Itinerários Formativos de Aprofundamento (IFAs) do currículo do ensino médio integral: Meu Papel no Desenvolvimento Sustentável e Ciência em Ação, sob orientação dos professores Elimaria Cruz Nascimento, Marcio André Andradeoficina compostagem 1 Mendonça, Maria Lucileide Nogueira Ramos de Amorim e Manoel Barros de Souza, responsável pelo projeto de compostagem que será implementado na escola estadual.

O projeto Vem e Composta foi criado em 2020 e atua de forma contínua oferecendo oficinas de compostagem, doação de mudas de plantas, húmus de minhoca e biochorume, além de sensibilizar as pessoas por meio de ações de educação ambiental. A proposta nasceu a partir do Programa IFS Sustentável e tem contribuído com mudanças de hábitos e atitudes da comunidade acadêmica, especialmente relacionados com a geração e destino de resíduos sólidos.

Além de conhecerem o projeto, os alunos foram recepcionados pela gerente de Ensino, professora Ana Paula Cavalcante de Oliveira, que falou sobre a estrutura do campus Aracaju e as modalidades de ensino ofertadas pela instituição. Os estudantes assistiram práticas do curso técnico em Alimentos, sob orientação da professora Juliana Dias Maia, conheceram laboratórios de Química, apresentados pela professora Rosanne Pinto de Albuquerque Melo, e observaram experimentos realizados no laboratório de Física, pelos servidores Murilo da Silva Navarro, Paulo César Lima Santos e Rubens Costa Calazans.oficina compostagem 8

oficina compostagem 4A ação fez parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e teve a colaboração conjunta da Coordenação de Laboratórios de Química, representada por Maria Lucileide Nogueira Ramos de Amorim, do Programa de Residência Pedagógica, por meio da professora Rosanne Melo, da Coordenação de Licenciatura em Química e Coordenação de Laboratórios de Ciências da Natureza com a participação de Érika Brandão.

oficina compostagem 2  oficina compostagem 7