Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > De estudante do IFS a pesquisadora em foguetes nucleares nos EUA
CONQUISTA

De estudante do IFS a pesquisadora em foguetes nucleares nos EUA

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 10h55 | Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 11h09 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 12h18

Ex-aluna do campus Aracaju atua em um dos órgãos mais importantes do mundo

ana clecia 05ana clecia 06Ana Clécia Alves Almeida tem 22 anos e há oito anos saiu do povoado Brasília, no município de Lagarto, a 78 km da capital, para estudar o ensino médio integrado no Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe. Foi aprovada, em 2015, no processo seletivo para o curso técnico em Química. Concluiu os estudos em 2018, e encarou um dos maiores desafios da sua vida: estudar nos Estados Unidos. Em 2023, cursará o último ano de Engenharia Mecânica, com foco em materiais e aeroespacial, na University of Akron, que fica em Ohio, estado no centro-oeste dos EUA, e está pronta para iniciar o seu doutorado, no próximo ano, em Engenharia Nuclear, aplicada a aeroespacial.

Este ano, Ana Clécia foi uma das quatro estudantes de graduação em todo os EUA a ser selecionada para uma fellowship no Centro de Pesquisa em Espaço Nuclear, onde o aluno tem a oportunidade de estudar a possibilidade e limites de desenvolver foguetes que usam energia nuclear como fonte de propulsão. “Um grande sonho sendo realizado. Tenho paixão por expandir os limites que os humanos hoje tem em explorar o universo e o estudo de energias alternativas e foguetes são alguns dos meios que nos permite ir além.”, revela.

Ano passado, Ana Clécia estagiou no Los Alamos National Lab, onde foi desenvolvido nos anos 1940 o projeto Manhattan , com o objetivo de construir as primeiras bombas atômicas da história, e hoje é o maior laboratório de defesa dos Estados Unidos. Uma das poucas estudantes do Brasil presente no LANL, a sergipana se dedicou aos estudos de fontes de energias alternativas. “Na faculdade, graças a todas as habilidades desenvolvidas no IFS, consegui me engajar desde cedo em pesquisas de alto nível e desenvolvimento de foguetes no clube de modelismo”, afirma.

ana clecia 11ana clecia 12Em 2022, ela também foi selecionada pela Fundação Estudar, organização sem fins lucrativos brasileira de incentivo à educação, para integrar o Programa de Líderes que selecionou 30 pessoas de mais de 34 mil aplicantes ao redor Brasil. O programa existe há mais de 30 anos e Ana Clécia é a primeira egressa do IFS e de Sergipe a fazer parte do projeto. A iniciativa tem como objetivo apoiar, reunir   e desenvolver jovens mais promissores do país   para que possam gerar  transformações positivas  no seu setor de atuação.

A ex-aluna do campus Aracaju integrou a equipe que criou e testou dois motores a líquido e marcou a história da faculdade no quesito propulsão aeroespacial em Ohio. “Agora, junto a um time de pessoas fantásticas, estou me dedicando a construir um lunar lander, que é um foguete controlado capaz de pousar”, anuncia.

TRAJETÓRIA

Para a egressa, o Instituto Federal de Sergipe teve papel fundamental em todo seu sucesso. “Já fazem quase cinco anos que me formei no IFS e me surpreende o quão bem que eu fui preparada por tantos queridos professores para enfrentar o mundo e os desafios. Em tanta andança pelo mundo, vendo tantas possibilidades, eu ainda escolho o IFS como a melhor das instituições de ensino médio que já conheci”, afirma. Durante o ensino médio integrado no campus Aracaju, Ana Clécia se destacava pelo excelente desempenho acadêmico e participação em competições científicas. “ Eu sempre fui muito envolvida com atividades físicas, especialmente o voleibol, com o mestre Marcos França. Fiz pesquisa com os professores Francisco Gumes e Paulo César Lima. Estava sempre engajada em olimpíadas, especialmente a química, com orientação ana clecia 09do professor Albérico Lincoln e de robótica com a professora Leila Buarque. Mas muito mais foram os meus mestres que marcaram esse período e cada um deles tem um lugar reservado no meu coração e gratidão”.

Assim que concluiu o curso técnico integrado em Química, em 2018, Ana Clécia, antes de ir estudar nos Estados Unidos, teve a oportunidade de trabalhar para a General ana clecia 07Electric, na Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I, no município da Barra dos Coqueiros, a 7 km da capital. “Durante toda a minha trajetória o IFS tem sempre sido uma peça chave para onde hoje estou e, sem dúvidas, para onde irei futuramente”.

ana clecia 03  ana clecia 04  ana clecia 10

ana clecia 01 ana clecia 02 ana clecia 08. nova foto