Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > IFS Aracaju recebe visita de alunos da rede municipal
PORTAS ABERTAS

IFS Aracaju recebe visita de alunos da rede municipal

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 27 de Junho de 2023, 12h09 | Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 12h09 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 12h15

Projeto em parceria com a Secretaria de Educação do Município já beneficiou estudantes de oito escolas

visita guiada 12Mais de 400 alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino visitaram neste mês o campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS). A visita guiada é fruto de uma parceria com a Secretaria de Educação do Município, Semed, com o objetivo de apresentar aos estudantes os seis cursos técnicos integrados ao ensino médio (Alimentos, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática e Química) ofertados na capital sergipana pela instituição que compõe a Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.visita guiada 14

Foram realizados até o momento quatro encontros que ocorreram nos dias 1º, 6, 7 e 22 de junho, beneficiando alunos de oito escolas: Olga Benário, Florentino Menezes, Oviêdo Teixeira, Sérgio Francisco da Silva, Sabino Ribeiro, José Antônio da Costa Melo, Santa Rita de Cassia e Laonte Gama da Silva. Durante a visita, são apresentados as instalações físicas, estrutura organizacional e os cursos. A equipe de dirigentes do campus Aracaju busca esclarecer dúvidas e orientar os estudantes para o período de inscrição do Processo Seletivo 2024 do IFS.

O diretor-geral do campus , professor Francisco Luiz Gumes Lopes, destaca as ações do projeto. “A parceria com a Semed possui uma importância muito grande com relação a divulgação do IFS Aracaju junto à comunidade externa, tornar os nossos cursos conhecidos e, desta forma, facilitar a escolha dos estudantes quando da inscrição no processo seletivo. Muitos alunos entram na instituição sem conhecer muito bem o curso escolhido e, algumas vezes, esse desconhecimento leva a uma desmotivação ou até mesmo a desistência”.visita guiada 7

visita guiada 11A diretora de Ensino, professora Ana Paula Cavalcante de Oliveira, acrescenta que o projeto também é importante, pois mostra aos alunos da rede municipal uma nova opção para a sequência dos seus estudos. “Os estudantes podem, não apenas seguir o ensino médio tradicional, mas cursar o ensino médio junto com um curso profissionalizante”.

O gerente de Ensino Técnico Integrado, professor Rômulo Alves de Oliveira, avalia que as visitas foram excelentes e aponta que além de divulgar os cursos ofertados no Campus Aracaju, a ação aproxima o IFS da sociedade. “Foram encontros proveitosos em que os alunos puderam conhecer novos caminhos a seguir, quando da conclusão do ensino fundamental”.

O projeto agradou estudantes e professores da rede municipal de ensino. “A importância da nossa visita, é que os nossos alunos tenham a oportunidade de conhecer o Instituto Federal de Sergipe e se encantar com a instituição. Esperamos estimular neles a vontade de estar aqui no IFS, de fazer parte desta família.”, afirma a professora Rita de Cássia, do suporte pedagógico da escola Sérgio Francisco da Silva. “Estou achando o IFS muito bom, cheio de opções e de muitas coisas para aprender.”, avalia o aluno Arthur Silva Mota. Entre os cursos ofertados, o estudante gostou de Química.

visita guiada 2  visita guiada 1

visita guiada 3  visita guiada 4