Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Grupo de alunos de Edificações faz visita técnica à Emurb
ATIVIDADE SUPERVISIONADA

Grupo de alunos de Edificações faz visita técnica à Emurb

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 11 de Julho de 2023, 11h28 | Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 11h28 | Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2023, 11h45

Atividade de extensão contribui para a formação profissional

visita tecnica edificacoes emurb F3 b 6visita tecnica edificacoes emurb F3 b 5Estudantes do curso técnico subsequente em Edificações do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, participaram quinta-feira, 6, de uma aula prática na Empresa Municipal de Obras e Urbanização sobre processo de licenciamento de obras, mapas e projetos. Os alunos visitaram os setores do órgão, acompanhados pela professora do IFS Karinne Santiago e dos profissionais da Emurb. A visita é uma atividade das disciplinas de Projeto Arquitetônico Assistido por Computador (2º. período) e Detalhes de Projeto Arquitetônico (4º. período), ministradas por Karinne.

O objetivo foi oportunizar aos estudantes, futuros técnicos em Edificações, construir conhecimentos diversificados de uma maneira rápida e eficaz, além de permitir a aproximação com o mercado de trabalho. “ Os alunos tiveram oportunidade de vivenciar um dia de aprendizados, com os profissionais da Emurb, que explicaram como se dá o processo de licenciamento de uma tipologia arquitetônica, dentro dos parâmetros urbanísticos vigentes, assim como mostrar como ocorre a tramitação de forma on-line, recentemente empregada no órgão”, revela a professora Karinne.

Na Empresa Municipal de Obras e Urbanização, o grupo conheceu exemplos de desenhos contendo remembramentos e desmembramentos de lotes, tiraram várias dúvidas com os analistas e fiscais de obra e ainda visitaram os setores de geoprocessamento de imagens aéreas e de projetos públicos. “ Nada melhor visita tecnica edificacoes emurb F3 b 4para o aprendizado que assimilar o conhecimento de maneira prática, o que gerou o brilho nos olhos dos alunos, que puderam, além de conhecer os colegas, presenciar a atuação de profissionais já formados (técnicos em edificações, engenheiros e arquitetos e urbanistas), trabalhando (cada um em sua área) com as questões urbanas de Aracaju. Isso faz com que seja mais bem compreendida a atuação do técnico no processo legal além de entenderem melhor novas oportunidades de estágios ou de empregos na área quando estiverem formados”, avalia Karinne.

Segundo a docente a experiência foi enriquecedora para os estudantes do 2º período e do 4º período do curso técnico subsequente em Edificações. “A visita técnica é uma oportunidade de aprendizado”.