Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Projeto “Surfematemática” realizará atividade sábado (11)

Projeto “Surfematemática” realizará atividade sábado (11)

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 06 de Novembro de 2023, 10h22 | Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2023, 10h22 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 10h53

Ação acontecerá na Praia da Costa com 50 alunos do ensino fundamental

surf matematica 04Os cursos de Licenciatura em Matemática e de Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, se preparam para realizar mais uma atividade do Projeto de extensão "SurfeMatemática: o IFS na Comunidade". A ação acontecerá no dia 11 de novembro (sábado) por meio de uma intervenção lúdica e criativa na Praia da Costa, município da Barra dos Coqueiros (a 7 km de Aracaju), com a participação 50 estudantes do ensino fundamental. O objetivo é proporcionar uma experiência única de aprendizado, abordando combinatória (Princípio Fundamental da Contagem), educação ambiental e a prática do surf.surf matematica 03

A atividade terá a participação de 25 estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Ana Thereza Viana Ribeiro, do município da Barra dos Coqueiros, e 25 alunos do 9º ano da Escola Municipal de Santa Rita de Cássia, que fica no bairro Novo Paraíso, em Aracaju. O projeto é coordenado pelos professores Davy Christian Souza Cardoso, do curso de Licenciatura em Matemática, e  José Guimarães de Carvalho Neto, do curso de Saneamento Ambiental, e desenvolvido pelos acadêmicos Ana Sara de Jesus Pinheiro, Andréa Carla Guimarães dos Santos e Yuri Rodrigues da Silva (Matemática) e Naiane Karoline Santos Correia e Luiz Paulo da Conceição (Saneamento Ambiental).

A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura da Barra dos Coqueiros, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Turismo, que disponibilizará uma equipe de guarda-vidas. O projeto tem ainda a colaboração dos membros do Projeto Onda do BEM, que regularmente oferecem instruções de surfe nas manhãs de sábado na Praia da Costa. A Direção-geral do IFS campus Aracaju disponibilizará um ônibus da instituição para o transporte de estudantes e professores da Escola Municipal Santa Rita de Cássia que participarão do evento.

surf matematica 01O “SurfeMatemática: o IFS na comunidade” visa contribuir de forma efetiva e significativa na formação dos discentes de graduação do IFS envolvidos neste projeto de extensão através de experiências de aprendizado prático e envolvente, utilizando o surfe como uma âncora para o ensino de matemática e para reflexões sobre o meio ambiente, e assim, repercutir na divulgação e consolidação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Saneamento Ambiental do Campus Aracaju do IFS perante a sociedade sergipana. “Aproveitando a popularidade do surfe como uma atividade física que se integra intensamente com a natureza, esta é uma oportunidade única para as instituições envolvidas oferecerem diversão e aventura por meio da prática deste esporte”, avalia o professores Davy Christian.

O objetivo, segundo o coordenador do projeto, é promover em espaços comunitários alternativas para uma prática educacional que vise o desenvolvimento integral do ser e que potencializem a relação entre o ensino, a aprendizagem e o bem-estar social.