Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Aluna do IFS representará Sergipe no Jovens Embaixadores
EDIÇÃO 2024

Aluna do IFS representará Sergipe no Jovens Embaixadores

Criado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 10h30 | Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 11h21 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 12h09

O estado teve dois projetos selecionados no programa e Anabel Melo fará dupla com uma estudante da rede pública estadual. Elas farão um intercâmbio nos Estados Unidos e mostrarão Sergipe em atividades pedagógicas e de entretenimento

anabel melo ifs aju 2As estudantes Isis Maria Goes Santana, de 15 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, de Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano, e Anabel Melo Prestes, de 17, aluna da 3º ano do curso técnico em Alimentos, integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, foram selecionadas para representar Sergipe na edição de 2024 do Programa Jovens Embaixadores.

As duas alunas farão um intercâmbio nos Estados Unidos no período de 20 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024. A programação começa com uma orientação da pré-partida em São Paulo e, no dia 19 de janeiro, elas embarcam para Washington D.C., onde participarão de várias atividades, como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo, visitas a escolas da região e farão apresentações sobre o Brasil e seus estados. Depois, seguirão para os estados anfitriões, onde serão hospedadas por famílias voluntárias e terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos estadunidenses.

O intercâmbio é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Secretarias Estaduais de Educação e da rede de Espaços Americanos espalhados pelas mais diversas partes do país.

A estudante Isis Maria Goes Santana desenvolveu o projeto social ‘Associação Gloriense Kobayashi Karate – Do Shorin-RYU’. O Shorin Ryu visa a capacitar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, dando-lhes a oportunidade de melhorar sua aptidão física e autodefesa e aprender valores positivos por meio do treino do karate. O objetivo é cultivar o interesse pela educação, esporte e cultura na juventude, criando uma comunidade mais forte e promovendo a inclusão social.

anabel melo ifs aju 1Já Anabel Melo Prestes desenvolveu o projeto social ‘Faça, mesmo que seja pouco, a diferença’, que abrange as áreas de meio ambiente, reciclagem, indústria limpa e energia alternativa, tendo como finalidades reciclar produtos que seriam descartados e mostrar às pessoas o que é possível fazer para que esses objetos tenham um significado e uso completamente novos, a exemplo de colares e chaveiros.

De acordo com a coordenadora estadual do ‘Jovens Embaixadores’ em Sergipe, professora Célia Gil, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), como instituição parceira, entusiasma-se com o resultado. “Mais uma vez, duas estudantes participando de um intercâmbio dessa magnitude, tão concorrido nacionalmente. Isso é uma prova inconteste da qualidade da nossa educação pública, bem como da dedicação dos nossos estudantes. Vale ressaltar que, neste ano, foram mais de nove mil jovens de todo o Brasil que concorreram às 46 vagas. É muito gratificante e demonstra a qualidade dos nossos alunos e, consequentemente, a qualidade do ensino oferecido pela nossa rede”, destaca.

Para a diretora de serviço do Seades/Dase, professora Danielle Virginie Guimarães Marinho, a escolha de duas alunas é fruto do trabalho de professores e estudantes que se preparam de maneira muito séria para uma seleção tão concorrida. “Temos uma estudante do IFS e uma da rede estadual. Isso significa que a divulgação do programa se estende para além da nossa rede, demonstrando que a divulgação da Seduc foi sucesso”, afirma.

Reprodução: Governo de Sergipe