Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Projetos do IFS serão apresentados no programa Caminhão Conhecendo os ODS
Início do conteúdo da página
AÇÃO

Projetos do IFS serão apresentados no programa Caminhão Conhecendo os ODS

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 12h15 | Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 12h15 | Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2023, 17h07


As práticas do Vem e Composta e da Oficina de Brinquedos educativos sustentáveis serão mostradas ao público

caminhao odsO Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, participará no dia 18 de novembro de um importante programa de itinerância no Brasil para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o Caminhão Conhecendo os ODS que, retornando à modalidade presencial agora em 2023, percorrerá seis cidades de quatro estados brasileiros, com o objetivo de promover uma transformação social rumo à regeneração do planeta, e a primeira parada será no município da Barra dos Coqueiros, a 9 km de Aracaju.oficina compostagem 9

O evento acontecerá no sábado, dia 18/11, na Praça de Eventos Ana do Forró, no conjunto Prisco Viana, na Barra dos Coqueiros, das 14h às 20h, com uma programação diversificada. É gratuito e não é necessário realizar inscrição. O caminhão terá quatro estações com atividades gratuitas, 13 tendas, ações no palco principal, sessão de cinema ao ar livre para crianças, área kids e Talks ODS. O veículo viaja com um objetivo claro: ampliar o debate e levar aos municípios, instituições, empresas e organizações o conhecimento e as ferramentas para o alcance das metas de cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Escritório Modelo de turismo (Emtur) do Instituto Federal de Sergipe, por meio da professora doutora do curso Tecnólogo em Gestão de Turismo, Nara Souza, conselheira de Meio Ambiente do município da Barra dos Coqueiros, intermediou a instação de laboratórios com projetos sustentáveis do IFS campus Aracaju nas tendas correspondentes aos ODS. As práticas, realizadas por servidores e alunos, estarão em duas tendas: ODS 2/Segurança Alimentar com o Projeto Vem e Composta e ODS 11/ Cidades e comunidades sustentáveis com a Oficina de Brinquedos educativos sustentáveis.oficina compostagem 1

Na tenda do Projeto Vem e Composta terá exposição de um modelo de composteira doméstica, banner explicativo sobre a técnica de compostagem doméstica, doação de composto orgânico e mudas de plantas para sensibilização da comunidade visitante quanto ao problema dos resíduos sólidos orgânicos e dos problemas ambientais ocasionados pelo seu descarte incorreto. A ação será coordenada pela técnica de laboratório de Biologia do IFS campus Aracaju, bióloga Érika Cristina Teixeira dos Anjos Brandão, com a participação de bolsistas dos laboratórios de Ciências da Natureza. Já a oficina de Brinquedos educativos sustentáveis será coordenada pela professora mestre do curso Tecnólogo em Saneamento Ambienta, Flávia Dantas Moreira .

 A iniciativa

O projeto Caminhão Conhecendo os ODS consiste em um circuito de atividades com as temáticas dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável em uma praça pública da cidade com um caminhão interativo, 13 tendas e outras dinâmicas. Tem como objetivo ampliar o debate sobre as metas dos ODS da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O veículo surgiu a partir de um projeto para levar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para alunos de escolas públicas do Brasil. Em 2018, uma primeira experiência dessa iniciativa foi feita . Muitos 01 coveraprendizados vieram, em especial o entendimento de que esse projeto precisava lidar não apenas com crianças e adolescentes na escola, mas aumentar seu campo de atuação para uma escala comunitária, trazendo moradores, comerciantes, estudantes, empreendedores, servidores públicos e interessados em geral nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Além disso, ficou claro também o quanto os ODS, apesar de serem constantemente mencionados na mídia, ainda eram pouco conhecidos da população média. Então, veio a ideia: um caminhão itinerante, que estaciona em um espaço público, convida os alunos de escolas públicas e suas redes, dialoga com a comunidade local, e traz uma série de atividades ligadas à disseminação e ao engajamento prático nos ODS. Surgia, em 2019, o Caminhão Conhecendo os ODS com dois objetivos centrais: disseminar o conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e transformar o cidadão em agente de mudança em sua comunidade e mundo.

Conheça todos os 17 ODS:


ODS 1
Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
ODS 2
Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
ODS 3 
Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS 4 
Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS 5
Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
ODS 6
Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
ODS 7 
Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
ODS 8
Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
ODS 9 
Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
ODS 10
Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
ODS 11 
Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
ODS 12
Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
ODS 13
Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
ODS 14
Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
ODS 15
Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
ODS 16
Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
ODS 17 
Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Com informações https://conhecendoosods.com.br/caminhao/

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57