Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > NAPNE realiza oficinas para Plano de Ensino Individualizado
INCLUSÃO

NAPNE realiza oficinas para Plano de Ensino Individualizado

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 12h31 | Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 12h31 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 12h40

Objetivo é promover ações de formação continuada com foco nas adequações curriculares implementadas por professores e professoras dos cursos que possuem alunos com necessidades específicas

Oficina do PEI bO Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Campus Aracaju reuniu, nos dias 22 e 23 de janeiro, professores e professoras dos cursos técnicos ( integrado e subsequente) e da graduação para tratar do Planejamento das Ações Pedagógicas Inclusivas do semestre 2024.1. As oficinas proporcionaram um momento de trocas, pois ao passo que os docentes evidenciaram suas angústias no tocante à criação de experiências realmente inclusivas em sala de aula, os profissionais especializados do Napne (psicopedagogas e profissional de apoio pedagógico) mostraram na prática como o Plano de Ensino Individualizado (PEI) e os vários instrumentos de avaliação podem compor o rol de recursos didáticos no contexto da formação profissional inclusiva.

Hoje, o campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe atende cerca de 100 estudantes com necessidades específicas, dos mais diversos perfis, com demandas que serão atendidas por meio de planejamento e articulação entre as coordenadorias e a equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, é imprescindível a criação de espaços de discussão e produção de instrumentos como o PEI - Plano de Ensino Individualizado e recursos usados no processo de avaliação da aprendizagem. As oficinas tem como objetivo promover ações de formação continuada com foco nas adequações curriculares implementadas por professores e professoras dos cursos que possuem alunos com necessidades específicas.Orientação NAPNE 2

De acordo com o coordenador do Napne, professor Danilo Lemos Batista , as oficinas sobre o PEI e os instrumentos de avaliação no contexto da inclusão foram iniciadas ao longo do período de 2023.2 e farão parte do cronograma de ações de formação ao longo dos próximos semestres. “É papel do NAPNE oferecer atividades de formação para potencializar as ações inclusivas do campus. A próxima rodada será na semana da jornada pedagógica, no período em que as coordenadorias e o corpo docente estão na etapa de planejamento. E outros temas e modalidades de oferta serão disponibilizados já em 2024.1. Tudo isso com foco nos nossos alunos com necessidades específicas. ”, explica Danilo. As oficinas do Napne sempre são abertas, sem a necessidade de realização de inscrições.

A professora doutora Isley Fehlberg disse que o evento foi bem produtivo. “A oficina foi muito importante pois me fez refletir minha atuação docente e compreender que o aprendizado dos meus alunos pode ser analisada de várias formas. Que cada aluno tem uma maneira particular de aprender e de expressar o conhecimento adquirido e, por isso, cabe a nós docentes diversificarmos as nossas metodologias de ensino e de avaliação. Compreendo agora que precisamos estar mais atentos ao nosso planejamento de ensino e que o mesmo pode ser alterado e elaborado de forma personalizada, caso seja identificado a presença de algum aluno com uma necessidade específica.”