EcoSurfeMatemática promove vivência transdisciplinar no Pontal da Ilha
Projeto de extensão integra matemática, educação ambiental, surfe e ecologia profunda em aula de campo inovadora
O campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizou segunda-feira, 19, uma aula de campo diferenciada por meio do Projeto de Extensão “EcoSurfeMatemática: o IFS e a comunidade”, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex). A ação aconteceu no Pontal da Ilha, no município da Barra dos Coqueiros (a 9 km de Aracaju), e reuniu discentes dos cursos de Licenciatura em Matemática, Saneamento Ambiental e Engenharia Civil, além de moradores da comunidade local.
Intitulado “Ela Me Compõe, Ela Nos Compõem: Sarau EcoSurfeMatemático no Pontal da Ilha”, o evento teve como objetivo promover uma vivência extensionista transdisciplinar, integrando Matemática, Saneamento Ambiental, esporte e princípios da Ecologia Profunda. A proposta buscou evidenciar que a sustentabilidade ambiental está diretamente relacionada ao autoconhecimento, ao equilíbrio emocional e à responsabilidade coletiva.
A atividade teve início às 7h15 no campus Aracaju, com o lançamento do single autoral “Ela Me Compõe” , seguido de uma prática de meditação guiada, com foco na atenção plena. Em seguida, os participantes se deslocaram até o Pontal da Ilha. Na chegada , o grupo fez uma trilha de 10 minutos. À beira-mar, na
foz do Rio Japaratuba, que faz divisa entre os municípios da Barra dos Coqueiros e Pirambu, a areia da praia foi utilizada como espaço pedagógico para aulas práticas de Análise Combinatória, conduzidas por discentes da Licenciatura em Matemática, que demonstraram a aplicação dos conceitos matemáticos em situações do cotidiano, como escolhas no surfe e combinações possíveis no dia a dia.
Já os discentes do curso de Saneamento Ambiental conduziram diálogos sobre educação ambiental crítica, abordando temas como poluição sonora e gestão de resíduos sólidos, reforçando o papel dos Institutos Federais na busca por soluções coletivas para o lixo que impacta as praias e a vida marinha. Durante a roda de conversa, o discente Yuri Gagarin Andrade Nascimento destacou a importância da coleta seletiva e do engajamento coletivo para a preservação de ambientes naturais, alinhando sua fala à proposta do projeto de fomentar a criação de grupos comunitários de educação e práticas ecológicas, com foco no empoderamento das comunidades locais e no cuidado com o território.
O discente do curso de Engenharia Civil Igo Rogério Aruba Rocha contribuiu com reflexões sobre planejamento, logística do tempo e sustentabilidade no cotidiano, relacionando essas práticas à vivência no ambiente natural e à importância da organização pessoal para uma vida mais equilibrada e consciente. “Aqui em casa a gente leva a sério a coleta seletiva. Eu e minha família separamos o lixo orgânico dos recicláveis, pensando não só no meio ambiente, mas
também em facilitar o trabalho de quem atua com reciclagem. Isso evita contaminações e garante que os materiais possam realmente ser reaproveitados. O projeto me ajudou muito a refletir sobre como usamos nosso tempo e como podemos viver de forma mais leve.”, revelou Igo.
Diálogos Multidisciplinares
A ação contou com a coordenação do professor mestre do Curso de Licenciatura em Matemática, Davy Christian Souza Cardoso, professor doutor do Curso
de Saneamento Ambiental, José Guimarães de Carvalho Neto, e professor doutor do Curso de licenciatura em Química, Francisco Luiz Gumes Lopes, além do apoio do Instituto Resgatando com Amor. Em sua participação, Uilma Rodrigues Rocha, presidente do instituto RESCAM, alertou sobre os impactos do uso
excessivo de descartáveis. Para os organizadores, a iniciativa reforça o papel do IFS como instituição promotora de inovação pedagógica, responsabilidade socioambiental e fortalecimento do vínculo entre ensino, pesquisa, extensão e comunidade.
Os participantes realizaram a dinâmica da "Carta de Conexão", projetando objetivos de vida para 2026. Durante a roda de conversa, professor Francisco Gumes relatou sua história com o surfe e os benefícios que esta prática trouxe à sua vida, e o professor Davy Christian reforçou a intenção do projeto de utilizar práticas de ecologia profunda. "Além da matemática, da educação ambiental e do surfe, este projeto é um convite urgente ao autoconhecimento. Acreditamos que a cura do planeta passa pela cura do indivíduo. A construção de um mundo melhor inicia em nossos sentimentos, pensamentos e ações.
Precisamos olhar profundamente para nós mesmos, buscando reconhecer o que precisamos mudar e nos animarmos para voltar a viver em harmonia com a existência universal.”.
Encerrando a vivência, os participantes realizaram uma aula prática de surfe, sob supervisão da equipe de Guarda-Vidas da Prefeitura da Barra dos Coqueiros, consolidando a integração entre ciência, esporte, cultura e consciência ambiental.


Redes Sociais