Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Simpolitur proporcionou debate proveitoso no âmbito de Políticas de Turismo e Arranjos Produtivos locais
CAMPUS ARACAJU

Criado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 11h39 | Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 11h39 | Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2016, 11h39

Troca de conhecimento envolveu a presença não só da academia, gestores públicos e empresários, mas também de lideranças que contaram suas experiências produtivas nas comunidades litorâneas e ribeirinhas

DSC 0794 800x600Em sua primeira edição, o Simpósio Regional de Políticas de Turismo e Arranjos Produtivos Locais – SIMPOLITUR, evento de caráter técnico-científico, contou com a participação dos professores e estudantes de graduação e pós-graduação em turismo e áreas afins, do Instituto Federal de Sergipe e de outras instituições de ensino superior de Sergipe e de vários estados, a exemplo de Pernambuco, Alagoas, Tocantins, Mato Grosso, Paraíba, Bahia e Curitiba.

O evento proporcionou um debate profícuo no âmbito de Políticas de Turismo e Arranjos Produtivos locais em conexão com o turismo. O Simpósio ocorreu no Hotel Real Classic, na orla da Atalaia, nos dias 27 e 28 de outubro.

A organização científica e acadêmica do evento foi desenvolvida pelo Instituto Federal de Sergipe, por meio da Coordenadoria do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Campus Aracaju, os Grupos de Pesquisa “Observatório Político de Turismo” e “Gestão de Arranjos Produtivos Locais” e da Coordenadoria de Hospitalidade e Lazer.

DSC 0324 800x600No primeiro dia, o simpósio teve como conferencista o professor doutor Mário Carlos Beni, da Universidade de São Paulo (USP), que falou sobre “Políticas Públicas de Turismo, Governança e Governabilidade”, contando com a presença do trade turístico de Sergipe em seus diversos segmentos. Na ocasião, o professor Beni ressaltou a necessidade da integração do Estado junto ao trade turístico (Gestão Executiva) e, que, por essa perspectiva, acredita no fortalecimento e desenvolvimento das comunidades carentes a partir de parceria e cooperação que se dá efetivamente na governança e na governabilidade voltados para o setor turístico.

O secretário de Estado do Turismo, Saulo Eloy; secretário adjunto Municipal da Indústria, Comércio e Turismo – SEMICT, Fábio Andrade; gerente de Desenvolvimento Territorial da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste, João Eudes Laurian e o superintendente da Aracaju Convention&Visitors Bureau, Luiz Simões, estiveram presente na conferência de abertura.

Em seu pronunciamento, no segundo dia, o diretor geral do Campus Aracaju, professor Elber Gama, enalteceu a propositura das discussões no âmbito do turismo e sugeriu para o fechamento das atividades do Simpósio a composição de uma carta de intenções acerca dos debates realizados.

DSC 0577 800x600Avaliação

Para a coordenadora geral do evento, a professora doutora Mary Nadja Lima Santos, o Simpolitur trouxe benefícios de toda ordem, tais como: a parceria com o trade turístico para planejar o evento, destacando a efetiva participação da Associação Brasileira de Agências de Viagens-ABAV e OCT-Eventos; a participação e colaboração dos professores dos Cursos de Gestão de Turismo e Hospitalidade e Lazer, do IFS, bem como da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, Diretor e Gestores do Campus Aracaju; o envolvimento dos monitores do Curso de Gestão de Turismo, que contribuíram com competência e vontade de servir e ajudar; e a contribuição para a Ciência do Turismo, com o reconhecimento dos saberes produtivos locais.

“Na esperança que a convivência cada vez mais forte entre as lideranças locais, o Estado e o trade é condição sinne qua no na busca de benefícios e sustentabilidade ao povo deste país”, avalia.

Durante os dois dias do evento, foram expostos e comercializados produtos artesanais elaborados por representantes de comunidades sergipanas, a exemplo das Catadoras de Mangaba, do município de Barra dos Coqueiros, da Associação Comunitária da Ilha Grande e a Cooperunidoce (Cooperativa de Doces Santa Salu), ambos do município de São Cristóvão. Além da gastronomia, também foram expostos os trabalhos do Grupo Bonecas e Encantos, de São Cristóvão.