Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Mostra tecnológica mobiliza comunidade acadêmica

Mostra tecnológica mobiliza comunidade acadêmica

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2016, 13h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

DSC01215 b marca 800x600Em sua terceira edição, a Mostra Tecnológica de Eletrônica e Informática do Instituto Federal de Sergipe - campus Aracaju, reuniu no Pavilhão de Eletrônica professor Francisco Jansen, na última sexta-feira, dia 18, projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos dos 1º e 3º anos dos cursos técnicos integrados e subseqüentes. O evento também promoveu troca de livros e revistas entre o público assistente e apresentou Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC dos alunos do 4º ano.

DSC01213 b marca 800x600Realizada por um grupo de professores das Coordenadorias dos cursos de Eletrônica e Informática, entre os quais a professora Leila Buarque e professor Edson Barbosa Lisboa, a mostra foi o ponto culminante no qual os alunos apresentaram ao público o resultado de suas pesquisas desenvolvidas durante o ano letivo de 2015.

Um dos objetivos do evento foi, segundo os professores responsáveis, tirar os alunos da sala de aula para expor a produção das pesquisas desenvolvidas e mobilizar a comunidade acadêmica na interdisciplinaridade existente nos estudos dados ao conhecimento exibido pela mostra.

Projetos e TCC

DSC01231 b marca 800x600Foram mais de 20 trabalhos de pesquisa expostos em forma de banner ou exibição de projetos no período da manhã, apresentados pelo uso de linguagens como softwares, aplicativos, implementação de pictografia e diversas metodologias utilizadas para as áreas de Informática e Eletrônica, como para outros campos de estudos, a exemplo da Química.

A partir das 14h30, os alunos do 4º ano de Informática, Gustavo Bezerra e Ítalo Vilanova expuseram o Trabalho de Conclusão de Curso –TCC sob o título “Controle de dados meteorológicos através do arduino com acesso remoto ao Rasperry”, que teve como orientadora a professora mestre Leila Buarque e como co-orientador o professor mestre Marcelo Machado. O trabalho foi examinado pelo professor doutor Edson Barbosa e pela professora mestra Elisângela Rocha.

Para finalizar as atividades, os alunos Paulo Henrique Rabelo e Welerson Melo apresentaram a pesquisa “Controle de robôs móveis usando Kinect”, orientada pela professora Leila Buarque e pela co-orientadora a professora mestre Nara Strappa. A banca examinadora foi composta pelo professores doutores, Eduardo Freire e James Sidney.

O evento foi prestigiado pelo diretor geral do campus Aracaju, professor Elber Gama, que declarou suas impressões sobre esse tipo de evento para a comunidade do IFS.

DSC01226 b marca 800x600“Em mais uma edição ficamos felizes com os frutos acadêmicos apresentados durante a III Mostra Tecnológica de Eletrônica e Informática, momento em que esteve latente o empoderamento e apropriação do conhecimento por parte dos nossos alunos, denotando o processo de maturidade pelo qual passaram desde seu ingresso na instituição, credenciando-se hodiernamente para inserção no mercado de trabalho. Parabéns a toda equipe de docentes, administrativos e discentes que direta ou indiretamente contribuem para que o processo ensino-aprendizagem efetivamente se concretize”, finalizou Elber Gama.

Segundo os professores Edson Barbosa e Leila Buarque, a pesquisa provoca a curiosidade dos alunos e amplia suas perspectivas para apropriação do conhecimento sobre o objeto de estudo. “Sair da sala de aula e expor seus trabalhos faz com que os alunos se projetem por meio da produção acadêmica”, enfatizou Edson Barbosa. “Tirar o aluno da zona de conforto em sala de aula, contribui para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional”, destacou Leila.

DSC01244 b marca 800x600 DSC01253 b marca 800x600