Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Dia do Estudante será comemorado com atividades diversificadas

Dia do Estudante será comemorado com atividades diversificadas

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2016, 11h39 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

DSCN3637 b 800x600Os mais de 3 mil alunos do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju vão comemorar o seu dia participando de atividades diferenciadas nessa quarta-feira, dia 11 de agosto. A programação, organizada Gerência de Apoio e Inclusão, será aberta às 8h30, na biblioteca Dr. Augusto César Leite, com a leitura do conto O Rouxinol e a Rosa, de Oscar Wilde, seguido de uma oficina de literatura e desenho.

Logo após, acontecerá um bate-papo sobre política estudantil, no Espaço de Vivência Leyda Régis, com o professor de Sociologia do IFS – Campus Aracaju, Alysson Rocha.

No mesmo local, a partir das 11h, terá apresentação musical e de Hip hop – batalha do conhecimento com alunos do curso técnico de Eletrônica e participação de estudantes da Universidade Federal de Sergipe.

dia do estudante 2016 b azulNo período da tarde, a primeira atividade será um torneio de futsal feminino com times de alunas do 1º, 2º e 3º anos dos cursos técnicos integrados. A competição terá início às 14h, no Ginásio de Esportes.

Já a partir das 16h, na biblioteca, serão realizadas aulas de Língua Brasileira de Sinais e Braille com a intérprete de Libras, Eliana Alves Batista e Flávia Silva Rocha, revisora Braille, servidoras que atuam no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE do Campus Aracaju.

A programação será encerrada no final da tarde com uma aula de dança com o professor Jadiel Cardeal, que terá início às 17h no Espaço de Vivência Leyda Régis.

De acordo com a gerente de Apoio e Inclusão, Gildevana Ferreira, o objetivo do evento é promover um dia de valorização das artes, possibilitando aos alunos agregar valores ao ensino e aprendizagem.

História do Dia do Estudante

No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.

Sendo assim, em 11 de agosto de 1927, cem anos após a criação das referidas faculdades, houve uma comemoração em homenagem a elas. O advogado Celso Gand Ley, que estava participando das comemorações, sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, já que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da história da educação brasileira.

A sugestão de Gand Ley foi acatada e, desde então, o Dia do Advogado e o Dia do Estudante são comemorados na mesma data. Houve ainda, dez anos depois, em 1937 – ano em que teve início a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas –, a criação da UNE – União Nacional dos Estudantes, fato que “fez coro” para reforçar o dia dedicado aos estudantes.

*Com informações do Brasil Escola/UOL