Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Campus Aracaju entra no clima olímpico

Campus Aracaju entra no clima olímpico

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2016, 13h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

DSC01003 800x600Faltando quatro dias para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju entrou no clima do maior evento esportivo do mundo. Na manhã dessa segunda-feira, dia 1º de agosto, cerca de 100 alunos dos cursos técnicos integrados de Informática, Química e Eletrotécnica participaram de modalidades esportivas com paratletas do estado de Sergipe.

IMG-20160802-WA0012 b 800x600O evento denominado “Manhã Paralímpica” foi uma iniciativa do professor, Oswaldo Mendonça, que transformou as aulas de Educação Física em atividades especiais, aproveitando o espírito olímpico que tomou conta do país.

Na abertura, às 7h, atletas sergipanos com deficiência física e visual entraram em campo para participar de provas de atletismo a exemplo de corrida e arremesso. Nessa modalidade, alguns estudantes tiveram a experiência de correr sendo conduzidos por um paratleta cego.

DSC00984 b 800x600“Estamos aproveitando o momento das Olimpíadas e Paralimpíadas para utilizar o esporte como ferramenta de reflexão, discussão e inclusão social onde todos são iguais apesar das diferenças”, afirma o professor de Educação Física, Oswaldo Mendonça.

História de superação

Quem também esteve presente no evento foi o presidente do Centro Integrado de Esportes Paratletas – CIEP, Ângelo Alves Neto, que palestrou, às 9h, para alunos sobre a sua história de superação. Portador de deficiência física, decorrente de uma paralisia infantil, Ângelo jogou bola pela primeira vez em um esporte coletivo aos 36 anos. Essa oportunidade aconteceu no ano de 2011, quando o professor Oswaldo Mendonça, por meio de um projeto de extensão do IFS, formou um time de vôlei sentado.

DSC00988 b 800x600“Para nós é gratificante divulgar o esporte paralímpico, o vôlei sentado, especialmente aqui no Instituto Federal de Sergipe, que é a nossa casa. A Seleção Sergipana de Vôlei Sentado Masculino nasceu aqui e treinamos por cinco anos nesse local. Fico arrepiado quando entro nesse ginásio de Esportes porque tenho um carinho enorme por essa instituição.”, disse.

Conquistas

De contador a advogado, Ângelo hoje é escrivão de polícia e afirma que conseguiu vencer todas as barreiras. “Não teve nada que não superássemos. Nunca parem porque não existe vitória sem luta”, declarou.

DSC01013 800x600Nesses cinco anos atuando pela Seleção Sergipana de Vôlei Sentado, ele conquistou por duas vezes o 3º lugar no Brasil e foi vice-campeão do Nordeste.

Segundo ele, o vôlei sentado foi o esporte paralímpico que mais cresceu em Sergipe. “É um esporte que agrega muito e sempre tem novos paratletas ingressando. As pessoas chegam com certo medo, mas depois que entram em quadra para jogar se sentem entusiasmados e permanecem”, conta.

A “Manhã Paralímpica” foi encerrada, depois das 11h, com uma partida de vôlei entre alunos do Campus Aracaju e paratletas. “É preciso aprender a conviver com as diferenças e a escola é o local ideal para promover essa reflexão e inclusão”, avalia o professor Oswaldo Mendonça.

DSC01059 800x600 IMG-20160802-WA0016 b 800x600
DSC00981 b 800x600 IMG-20160802-WA0014 b 800x600